Foram dois carros furtados em frente ao Unar na noite da última quarta-feira Crédito: Lucas Neri
Foram dois carros furtados em frente ao Unar na noite da última quarta-feira
Crédito: Lucas Neri

A última quarta-feira, dia 4, chamou a atenção no setor policial, já que seis veículos foram furtados no mesmo dia, sendo cinco carros e uma motocicleta. Os principais locais foram a região central e o Jardim Cândida que sofreram com dois furtos cada.

Um local preocupante que também chamou a atenção, principalmente de alunos é a avenida Ernani Lacerda no Jardim Cândida, no local em questão de minutos foram furtados dois veículos de estudantes do Unar (Centro Educacional Edmundo Ulson) durante a noite. Um Volkswagen Gol e uma Fiat Strada foram os carros levados pelos bandidos.

Além do Jardim Cândida, foram alvos de ladrões o bairro Vila Michellin na rua Carlindo Pereira da Costa onde um Troller foi furtado também durante a mesma noite. Durante a madrugada uma motocicleta foi furtada na rua Jhonatan Lopes da Silva, Jardim Aeroporto e na região central nas ruas Brasília e Carlos Gomes foram furtadas uma Volkswagen Saveiro e um Voyage da mesma marca.

Com relação as estatísticas mensais sobre esse tipo de crime em Araras, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo ainda não divulgou os dados do mês de abril e consequentemente também a parcial do mês de maio, entretanto neste ano o total foram contabilizado chega a 80, sendo 32 em janeiro, 22 em fevereiro e 26 em março.

Recentemente, o Opinião Jornal divulgou que Araras em 2016 possui baixo índice nesse tipo de crime, comparado ao ano anterior. Em 2015 foram 103 furtos de automóveis, sendo 40 em janeiro, 25 em fevereiro e 38 em março.

Porém, enquanto o número de furtos de veículos apresenta queda mensal em 20016, o de roubo à veículos vem subindo. Essa taxa teve uma alta em comparação aos primeiros meses de 2016 em Araras. De acordo com dados divulgados SSP, a cidade teve um aumento de 700% na taxa de veículos roubados em março comparando com fevereiro. Em março foram 7 roubos no mês anterior não houve nenhum registro desse crime na cidade.

Já com relação ao mesmo tipo de crime, em comparativo com março de 2015, houve queda, pois no mesmo período foram registrados 13 roubos a veículos. Ainda em comparação com o ano anterior, somando os três primeiros meses em 2016 foram o total de 10 roubos de carros e motos, o que em 2015 tiveram 24 registros da ocorrência.

 

No Estado

No mês de março, os roubos de veículo diminuíram 3,61%, com 248 casos a menos. O total, que era de 6.867 em março do ano passado, chegou a 6.619 este ano, o menor total desde 2011.

No trimestre, os roubos de veículos tiveram uma queda ainda mais significativa, de 7,96%, em relação aos três primeiros meses de 2015.

Os furtos de veículo caíram 6,95%. Com 731 casos o menos, o total passou de 10.518 para 9.787 na comparação de março deste ano, com o mês de 2015. A quantidade é a menor da série histórica desde 2013.

Os roubos de carga também recuaram 7,74% no mês. Com a queda de 879 para 811, a diminuição foi de 68 ocorrências. Manteve-se a tendência de queda desse crime, que no primeiro trimestre de 2016 sofreu redução em 9,31% em relação aos três primeiros meses de 2015.

(Lucas Neri)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*