Em um ano a Prefeitura Municipal de Araras trocou cerca 5,9 mil lâmpadas dos postes públicos das 19,5 mil unidades instaladas na cidade. A informação é do secretário de Obras Públicas e Fiscalização Urbana, Fábio Franco, responsável por coordenar e fiscalizar os serviços, em entrevista ao vivo no Programa Opinião do Meio Dia.

Franco ressaltou que esse montante representa mais de 25% do parque iluminotécnico da cidade. “É necessário que o munícipe faça a reclamação ao 156 e só assim conseguimos gerar a ordem de serviço para o conserto”, ressaltou.

A manutenção da iluminação pública passou a ser de responsabilidade da Prefeitura de Araras desde o dia 1º de janeiro de 2015. A medida cumpre resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que determina que todos os municípios do país passem a realizar a manutenção da iluminação em vias públicas e praças e espaços públicos.

No final de 2014, a administração municipal abriu licitação para contratação de empresa para realizar os serviços. A vencedora do processo foi a empresa Tecnolumen, que ficou responsável por fornecer materiais e mão de obra para manutenção de braços metálicos, reatores, luminárias e lâmpadas do parque de iluminação pública de Araras. As notificações para reparo são apontadas pela população pelo telefone 156, ou pelos números da Ouvidoria da Prefeitura – 3547- 3076 e 3547- 3077.

Vale ressaltar que o sistema de distribuição de energia continua sendo de responsabilidade da Elektro Eletricidade S/A, concessionária do setor, que segue respondendo por problemas como: apagões, panes pontuais ou não no fornecimento de energia, irregularidades com postes (incluindo danos e quedas ocasionadas por acidentes de trânsito), problemas em transformadores e tudo o que não estiver relacionado com os braços metálicos, reatores, luminárias e lâmpadas.

A diferenciação é de suma importância, avalia a Prefeitura, para que a população acione os canais corretos para solicitar reparos. Para troca de lâmpadas, braços metálicos, luminárias e reatores, o cidadão deverá acionar preferencialmente o telefone 156, ou os números da Ouvidoria da Prefeitura – 3547- 3076 e 3547- 3077.

No ato da ligação, o solicitante deverá fornecer o máximo de informações possível sobre a localização e as características do problema que lhe forem perceptíveis – por exemplo, em frente a qual numeral está o poste com a lâmpada queimada, se há danos também na parte metálica que sustenta a lâmpada, etc… para que a Prefeitura repasse os dados à empresa que procederá os reparos em prazos ágeis estabelecidos em contrato, com as devidas garantias de materiais e serviços.

 

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