ALMINO AFFONSO

Ex-deputado federal, líder do PTB quando da renúncia de Jânio Quadros, amigo e ministro de Jango Goulart, além de ter sido vice-governador de São Paulo (1987/1990), escolhido para tanto por Orestes Quércia, Almino Affonso, um dos políticos mais sérios e competentes deste País, será homenageado nesta segunda-feira, 18, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em sessão solene em que lhe será concedido o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. A lembrança é do deputado estadual Roberto Massafera, que gentilmente enviou o convite a este colunista. Almino completa 90 anos dia 11 de abril e a homenagem certamente lhe cai muito bem por ser um dos políticos mais íntegros do Brasil…

 

CONCESSÃO

Está na Câmara Municipal lei que altera disposições sobre a concessão para a exploração da Estação Rodoviária Padre João Modesti. A vereadora Regina Corrochel, PTB, solicitou vista por três sessões, que foi aprovada por unanimidade.

 

13º SALÁRIO

A Câmara Municipal de Campinas, mais de 1 milhão de habitantes, cogitou por meio de sua Mesa Diretora e resolveu consultar os edis sobre a possibilidade de pagar o 13º salário a seus 33 vereadores. O assunto tem sido destacado pela Rádio CBN campineira e tem tudo para não dar certo. Pelo menos ficamos sabendo que deputados federais, estaduais, senadores e algumas Câmaras Municipais do País pagam o 13º aos eleitos… Foi o motivo pelo qual os políticos campineiros tiveram a ideia. Segundo o presidente da Edilidade campineira, Marcos Bernardelli, o pagamento do 13º salário é constitucional. Daí o recebimento pelos agentes públicos acima citados…

 

CASA ROSA

O ver. Marcelo de Oliveira, PRB, quer implantar na cidade uma “Casa Rosa”, um local para acolher mulheres agredidas ou estupradas. Ele diz que o “machismo” prevalece na sociedade brasileira e 164 mulheres são estupradas por dia no País.

 

TELEVISÃO

Hoje o entrevistado do programa “Opinião do Meio-Dia – Edição de Sábado”, que é exibido às 12 horas pela Rede Opinião de TV, será o juiz de direito dr. Antonio César Hildebrand e Silva.

FUTEBOL

O futebol nacional apesar da exportação de craques para todo o mundo passa por uma fase negativa em termos de clubes, sem dúvida. Vejam o caso de nosso Estado, o maior da Federação: clubes tradicionais que no passado fizeram parte da chamada “elite” do futebol paulista estão na série A-3, que é nada menos que a quarta divisão profissional estadual. Desta forma, Comercial de Ribeirão Preto, Noroeste de Bauru, Velo Clube (Rio Claro), Rio Preto (o América, mais popular na cidade, simplesmente “acabou”), Barretos, São Bernardo do Campo e São Carlos, que um dia estiveram na principal divisão paulista hoje lutam para não desaparecer e tentam voltar à série A-2. Assim como Francana, XV de Jaú, Jabaquara, Rio Branco (Americana), Paulista de Jundiaí, Catanduva e Taquaritinga, que também já fizeram parte da divisão de “elite”.

 

MULHERES

Como o Opinião informou na quarta-feira Vanessa Pires assume oficialmente na segunda o cargo de vereadora em nossa Câmara Municipal, em face de licença do ver. Jackson de Jesus, Pros. Vanessa é do PSB, partido que se coligou ao Pros e a sua coligação elegeu apenas um edil, mesmo ela tendo obtido 1.172 votos. Quarta mulher a fazer parte da Edilidade ararense, certamente um recorde regional na área legislativa, Vanessa será entrevistada dia 18 no programa Opinião do Meio-Dia, da Rede Opinião de TV.

ROTATÓRIA

A situação do trecho entre os bairros Narciso Gomes e Bosque de Versalles há anos sem acesso próximo entre as duas áreas mereceu reflexão na sessão de segunda-feira da Câmara Municipal. Primeiramente, o ver. Felipe Beloto falou sobre o assunto e depois o ver. Eliseu Sobrinho afirmou que estará em reunião com o vice-governador Rodrigo Garcia, Pedrinho Eliseu e o deputado Aldo Demarchi para solicitar a liberação do trecho a fim da implantação no local de uma rotatória (que, por sinal, já existia, mas foi fechada pelo Estado…) para que o acesso aos dois importantes bairros seja feito e não mais prejudicar tanto os moradores daquela região.

Valentim Viola é Fundador e Diretor do Opinião Jornal desde 31 de março de 1969

 

Coluna anterior (13/02/2019)

Mais notícias

COMPARTILHAR