A 2ª Conferência Municipal da Juventude contará com 11 eixos de discussão amanhã, dia 5, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, a partir das 8h30. Desse debate é que sairão as propostas e demandas dos jovens, que serão levadas para as etapas regional, estadual e nacional.

Os grupos de discussão serão sobre Participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade, e Segurança e Paz.

Além de elencar propostas, os participantes também irão eleger os delegados que irão representar Araras nas próximas etapas da Conferência. Com base no regimento da 3ª Conferência Nacional, é a Comissão Organizadora do evento que define quantos delegados serão eleitos na etapa municipal – no caso de Araras, serão seis delegados.

Em seguida, no domingo, dia 6, acontece a etapa regional que será na cidade de Limeira, ocasião em que Araras poderá eleger até 20 delegados. Já a etapa estadual está pré-agendada para o mês de novembro, em Atibaia.

Esse processo vai de maio a dezembro de 2015 e conta com etapas presenciais em todos os Estados e com uma etapa totalmente digital. Nesses eventos, são discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

Nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais, serão eleitos 2.000 delegados e delegadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

 

Espaço debate sobre os jovens

O evento será mais um espaço destinado ao debate sobre as principais demandas dos jovens de Araras, do Estado e de todo o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os Poderes Públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

O objetivo é desenvolver uma agenda da juventude, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

A 1ª Conferência Municipal da Juventude foi realizada em agosto de 2011 e reuniu mais de 100 pessoas também no Centro Cultural. A realização do evento atende à indicação do vereador Breno Zanoni Cortella. Ao todo, foram eleitas naquele ano 79 propostas, entre elas a criação de uma Coordenadoria da Juventude, lançada no dia 12 de agosto deste ano.

A Coordenadoria configura-se em um importante órgão da Prefeitura, responsável por assegurar, no âmbito municipal, a implementação de políticas públicas para os jovens ararenses. A coordenadoria é vinculada ao Gabinete do Prefeito e foi criada para atender a necessidade dos jovens, servindo como um meio de comunicação entre a Prefeitura e os jovens da cidade, ou seja, atuar transversalmente dentro da administração pública municipal e em sintonia com as demandas de entidades, organizações juvenis e jovens em geral.

 

Programação da Conferência Municipal da Juventude

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura e Aprovação do Regimento

9h30 – Palestra

11h – Fechamento do Credenciamento, Divisão dos grupos e levantamento de

propostas

12h30 – Brunch

13h30 – Plenária Final

  • Apresentação e votação das propostas levantadas nos grupos
  • Eleição dos delegados e delegadas

15h – Encerramento

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*