Alunos de escolas estadual e municipal receberam certificados Crédito: Sérgio Calori - Secom/PMA
Alunos de escolas estadual e municipal receberam certificados
Crédito: Sérgio Calori – Secom/PMA

O Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência), da Polícia Militar, realizou formatura com 300 alunos de escolas públicas de Araras. A cerimônia foi realizada na manhã de ontem, dia 29, no Sayão Futebol Clube. Participaram desta etapa do programa, alunos da Emef Joel Job Fachini, EE Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira e EE Vicente Casale Padovani.

O Proerd é realizado pela Polícia Militar desde 2000, em parceria com o Estado, municípios e instituições de ensino (escolas particulares), e é destinado a alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares.

Em Araras, o Proerd é desenvolvido pelo policial militar instrutor Jefferson Alex Batista da Costa (cabo PM Alex). Os instrutores são treinados e preparados para transmitir mensagens de valorização à vida, e sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

O programa tem duração de três meses e os alunos recebem uma cartilha informativa com uma sequência de assuntos abordados em cada aula sobre drogas ilícitas e lícitas, como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, crack, cocaína, inalantes, entre outros. No final do curso, eles desenvolvem uma redação com os conhecimentos adquiridos durante o Proerd.

Durante a entrega do certificado de conclusão, os alunos prestaram juramento perante os pais, professores, autoridades e comunidade em geral de se manterem afastados e longe das drogas e da violência. Os alunos que se destacaram durante o curso receberam também uma medalha. Em Araras, o programa teve início em 2000 e já capacitou mais de 20 mil alunos.

Estiveram presentes à cerimônia o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquilo Beraldo, a secretária de Educação Elizabeth Cilindri e o vereador Breno Zanoni Cortella. Pela Polícia Militar participaram o comandante da 7ª Companhia de Policiamento Ambiental, capitão PM Elinton Ricardo Sanches, e o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Araras, capitão Carmo Augusto de Oliveira Vasques. O evento contou ainda com a presença do chefe de instrução do Tiro de Guerra de Araras Gilmar Adriani Dinali.

 

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, em 1989.

Atualmente, o programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, ele chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

(Com informações Secom/PMA)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*