Novos guardas municipais iniciaram capacitação e treinamento para atuar na corporação em janeiro

Os 60 novos guardas municipais aprovados em concurso público concluem a capacitação profissional esta semana. A entrega de certificados acontece no próximo sábado, dia 30, às 9 horas, na quadra do Sayão Futebol Clube.

Ao todo, 12 mulheres e 48 homens passam a reforçar a corporação, após aprovação no processo seletivo e também em exames físicos e de saúde, testes psicológicos e de aptidão.

Novos guardas municipais iniciaram capacitação e treinamento para atuar na corporação em janeiro
Novos guardas municipais iniciaram capacitação e treinamento para atuar na corporação em janeiro

A cerimônia contará com a participação de diversas autoridades municipais, estaduais e familiares dos formandos. As novas contratações significam um aumento de quase 50% na corporação, que atualmente conta com 140 integrantes.

O secretário João Tranquillo Beraldo disse que a formação dos novos guardas é fundamental para melhorar a qualidade da segurança em Araras. “Com este importante reforço, teremos condições de melhorar nossa presença nos bairros e contribuir para a segurança pública e também no trânsito no município”, declarou.

A capacitação foi realizada pelo Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Araras (DFTA) e operacionalizada pelo Centro Escolar da GM.

O curso teve aproximadamente 600 horas de atividades, conforme grade curricular sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. As aulas teóricas foram ministradas no Polo da Universidade Aberta do Brasil e contaram com a participação de delegados de polícia, advogados, psicóloga, policiais militares e bombeiros, oficial de justiça, além de profissionais de outras áreas específicas.

 

Treinamento

Os novos guardas municipais iniciaram a capacitação e treinamento para atuar na corporação no dia 5 janeiro deste ano. Durante as atividades, eles receberam também orientações sobre como se comportar em eventos e solenidades oficiais, além de conhecer normas e condutas destas ocasiões.

Os alunos também tiveram aulas teóricas sobre defesa pessoal, noções sobre direito penal, mediação de conflitos, manejo de armamentos, policiamento no trânsito, conhecimentos sobre rádio comunicações e orientação sobre o manuseio da arma de fogo que é utilizada pela corporação, no caso o revólver calibre 380.

Além disso, durante o mês de abril os novos guardas municipais participaram de diversas operações de bloqueio, juntamente com a Polícia Militar, com o intuito de fiscalizar veículos e pessoas, visando a segurança no trânsito e a prevenção da criminalidade.

Para os novos guardas, a fiscalização de trânsito complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula e representa uma preparação para o exercício da função. As ações foram coordenadas pelo chefe do Centro Escolar, Salatiel José da Silva, e pelo diretor do Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Wanderlein Geraldo Júnior.

 

Homenagem

Durante a cerimônia de formação dos novos guardas municipais será feita homenagem há um dos primeiros comandantes da GM de Araras: o capitão Odair Monteiro dos Santos.

Primeiro instrutor do TG de Araras entre 1951 e 1963, ele foi também um dos fundadores da Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras (Aehda) em 1966 e comandou a Guarda Municipal de Araras entre 1986 e 1989. Foi durante a sua gestão que as primeiras mulheres fizeram parte da corporação. A turma que conclui a capacitação leva o nome do ex-comandante.

 

Investimentos

A atual administração vem investindo em melhorias na Guarda Municipal, visando contribuir com a segurança pública de Araras. Entre os investimentos estão a aquisição de novas viaturas e motos; a capacitação dos guardas, por meio de cursos; a compra de equipamentos, como armas e uniformes; melhora no sistema de inteligência; e constante integração com as polícias Civil e Militar.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT) fez questão de enfatizar o trabalho da Guarda Municipal e parabenizar os novos formandos. “A Guarda Municipal atua em Araras há mais de 47 anos e sempre teve o respeito e a confiança da população pelo importante papel que desempenha em prol da segurança pública. Reconheço que os guardas municipais são servidores diferenciados, pois quase sempre atuam em condições de desgastes físico e psicológico, além de trabalharem armados. Sei do esforço que foi despendido pela Secretaria para bem formá-los e deposito neles a confiança de que saberão cumprir da melhor maneira possível as missões que lhes forem confiadas, em qualquer dos setores em que atuarão”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*