A Avida (Associação para Valorização e Inclusão das Pessoas com Deficiência de Araras) oferece cursos de libras (língua

Alunos durante apresentação na Praça Barão
Alunos durante apresentação na Praça Barão

brasileira de sinais), braile, instrumentos musicais (violão, guitarra, flauta, bateria), oficinas de informática e artesanato, a toda a comunidade. Segundo o presidente da entidade, advogado Willian Daniel Cassiano, “80% dos professores que trabalham com alunos especiais fizeram curso na Avida. O foco é para pessoas com deficiências, mas qualquer pessoa da comunidade pode fazê-los gratuitamente”, explicou.

E vários são os exemplos. Mirtes Zutin frequentou o curso de libras e hoje é instrutora. Os pais da deficiente visual Luana Barco, Aparecido Donizetti Barco e Roseli Barco, são fundadores da Avida e a filha participa da associação desde então, onde fez capacitação em braile. Formada em pedagogia, hoje é instrutora na entidade. Também instrutora de braile e instrumentos musicais, Maria Lúcia Martini Ré está na associação desde a fundação. Nestor Lima iniciou atividades como  instrutor de libras em 2009 na Avida, onde muitos de seus alunos são professores nas redes municipal e estadual. Intérprete na rede estadual, afirma: “Faço meu trabalho aqui por amor”.

Parcerias

Presidente Willian Daniel Cassiano e voluntários da entidade
Presidente Willian Daniel Cassiano e voluntários da entidade

Em 2016 a Avida realizou o atendimento e acompanhou 100 pessoas com deficiências entre auditiva, visual, síndrome de down, autistas, pessoas com deficiências físicas, dentre outras. O presidente Willian Cassiano disse que para manter e cumprir o propósito da associação, várias empresas são parceiras da Avida, entre elas, a Intervias, a Usina São João e Elektro, “que nos ajudam a manter o trabalho, o serviço para a comunidade”.

Segundo ele, a entidade conta com nove instrutores e quatro funcionários. Está aberta de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas. “Também preparamos os assistidos para o trabalho e os encaminhamos para algumas empresas, atividade esta que é orientada por uma assistente social”, frisou.

Ação social

Para ajudar a manter suas atividades, a Avida está realizando ação beneficente que inclui a venda de bandejas com oito pastéis mistos (carne e queijo) a R$ 10 cada. Todos podem colaborar entrando em contato pelo telefone 3352-0174

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*