A Prefeitura de Araras abriu licitação para construção de novo espaço de lazer no bairro Heitor Villa-Lobos, localizado na região sudeste. A praça será construída entre as ruas Joaquim Pereira e Adelino Barreta, logo atrás do Centro Comunitário do bairro.

A licitação será aberta na modalidade tomada de preços. As propostas de empresas interessadas podem ser enviadas até o dia 11 de novembro.
A pasta contendo o edital e os anexos estarão à disposição para leitura e retirada no site www.araras.sp.gov.br ou na Coordenadoria de Compras, localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, nº. 83, Centro. O atendimento acontece das 9h às 16h.
A nova praça, que será construída em uma área de 2.520 m², terá seis aparelhos para academia de ginástica ao ar livre e playground moderno – do tipo multiplay – semelhante ao instalado no Lago Municipal. O playground terá 10,5 m por 8,5m e contará com dois escorregadores, uma escada, uma rampa, passarela, escalador, tobogã, balanços, etc.
Os serviços também irão incluir 595 metros de calçamento, iluminação com sete postes e 21 luminárias, arborização, gramado, três mesas com bancos, bebedouros, seis unidades de lixeira seletiva e doze bancos semelhantes aos da Praça Barão de Araras.
A obra atende à demanda indicada por moradores da região em reuniões do Orçamento Participativo. Os recursos são da própria Prefeitura de Araras e o valor estimado da obra é de R$ 251.138,19 mil – total que pode ser reduzido após a licitação.
Meio ambiente e acessibilidade
O projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade valorizou a preservação de área verde e a instalação de espaços acessíveis.
A pasta ressalta que a área verde do terreno será preservada. As árvores já existentes no entorno do espaço e outras próximas de onde será construído o playground não serão cortadas. Será realizada uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Meio Ambiente do Saema para realização de plantio de novas espécies de mudas, complementando assim a arborização da praça.
Outra preocupação do projeto, realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, foi tornar a praça totalmente acessível com duas rampas de acessibilidade, uma em cada lado, além de piso tátil no entorno da academia.