Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do Sisu na internet. (Ilustrativa)

Candidatos devem usar nota do Enem para pleitear vagas em universidades públicas

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) começaram hoje (22) e podem ser realizadas até às 23h59 desta sexta-feira (25) pelo site sisu.mec.gov.br. Ao todo, são ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais, para o primeiro semestre de 2019.

Podem participar os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação. Para se inscrever, é necessário informar o número de inscrição do Enem  e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, podendo ser modificadas durante todo o período de inscrições. Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Durante esta semana, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte, no entanto, é somente uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular sai na próxima segunda-feira (28)

Mudanças na lista de espera

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou. Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a mudança na lista de espera é para permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.”

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Vagas em Araras

Na página do Sisu, é possível também acessar a lista dos cursos oferecidos, das instituições participantes e dos municípios que oferecem as vagas. Em Araras, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) disponibiliza 240 vagas para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, além de Bacharelado em Agroecologia, Biotecnologia e Engenharia Agronômica.

Em Araras, a UFSCar oferece 240 vagas em seis cursos de graduação. (Foto: Arquivo)

O campus da UFSCar está localizado na Rodovia Anhanguera, Km 174, sentido capital/interior. Mais informações sobre cursos podem ser obtidas pelos telefones (19) 3543-2610, 3543-2633 e 3543-2588.

Outras notícias

COMPARTILHAR