Caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Araras

 

Um adolescente de 17 anos de idade morreu na noite da última terça-feira, dia 11, após colidir na traseira de um caminhão estacionado na avenida Roberto Lacerda de Oliveira, bairro Parque Santa Cândida. O jovem, que pilotava o ciclomotor, faleceu na hora.

Pertencente a uma tradicional família de Araras, F.B seguia pela avenida, que inclusive é via em que mora, até se chocar com o caminhão, que de acordo com a Polícia Militar estava estacionado em local regularizado. O adolescente conduzia um ciclomotor de 49 cilindradas, mais conhecido como mobilete, e estava sem permissão para dirigir, além de não estar usando capacete no momento do choque.

Caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Araras
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Araras

Ainda segundo a PM, a vítima até foi socorrida em estado grave pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu e morreu. No local estiveram os peritos da Polícia Civil, além de investigadores, que certificaram que o caminhão e seu dono estavam regularizados no local estacionado.

O corpo do adolescente foi sepultado no Cemitério Municipal de Araras no final da tarde de ontem, dia 12.

 

Lei

A Resolução 315 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), equipara os veículos cicloelétricos (bicicletas) aos ciclomotores (motos). A lei diz que toda e qualquer bicicleta motorizada é entendida como veículo e por isso exige uma habilitação, a Autorização para Conduzir Ciclomotores, que é expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

As regras para a concessão desse tipo de autorização são as mesmas para tirar a primeira habilitação. Ter 18 anos, passar por exames físicos, psicológicos e práticos. É ainda obrigatório o uso do capacete, sendo o emplacamento opcional.

Ao adquirir este tipo de bicicleta é importante que as pessoas procurem a Delegacia de Trânsito para obter a regularização do veículo. De acordo com o artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro, os municípios são responsáveis por criar leis para registrar e licenciar os ciclomotores (motos).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*