Ao lado da repórter da Rede Opinião de TV, Erika Scharlach, alunos da FHO|Uniararas que participaram do Projeto Rondon Nacional
Ao lado da repórter da Rede Opinião de TV, Erika Scharlach, alunos da FHO|Uniararas que participaram do Projeto Rondon Nacional
Ao lado da repórter da Rede Opinião de TV, Erika Scharlach, alunos da FHO|Uniararas que participaram do Projeto Rondon Nacional

Sete alunos da FHO|Uniararas retornaram ao município após participarem do Projeto Rondon Nacional na cidade de Urupá/RO. Os estudantes realizaram diversas atividades destinadas às comunidades carentes da região, entre os dias 7 e 23 de julho, durante a operação Rondônia Cinquentenária, que celebrou os 50 anos do Projeto Rondon e envolveu 15 municípios e distritos do Estado.

Os estudantes desenvolveram oficinas voltadas às áreas de meio ambiente, agricultura, tecnologia e trabalho, envolvendo assuntos como informática, montagem de empresas, elaboração de currículos, oratória, sistema de tratamento de esgoto e água, plantas medicinais, horta comunitária, cooperativa de reciclagem, entre outros.

O coordenador do projeto, Valdenilson Zorel, destacou as atividades realizadas. “Trabalho há dez anos no Projeto Rondon. Comecei a ter interesse em participar a partir do momento em que vi qual era o objetivo do projeto, que é tentar levar melhorias para as comunidades carentes. A operação foi muito especial, realizamos várias oficinas e trabalhamos diversas áreas de conhecimento. Fizemos até uma cápsula do tempo, onde cada um colocou sua mensagem, para ser aberta daqui a 50 anos”, explicou o professor.

A estudante de enfermagem Sophya Araujo já havia participado do Rondon Regional e exaltou a experiência na edição nacional. “No Regional eu realizei atividades voltadas à enfermagem mesmo, como curso de primeiros socorros. Já no Nacional eu aprendi muito a fazer coisas de outras áreas, como dar palestra sobre marketing empresarial, entre outros assuntos”, contou a aluna.

Já o estudante de engenharia civil Lucas da Silva comemorou os conhecimentos adquiridos. “Sempre quis participar deste projeto. Voltei de lá com muita gratidão e muito aprendizado. Foi uma experiência única. Mexe com o coração e com a cabeça de qualquer pessoa”, disse o universitário.

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. A intenção do projeto é colaborar na formação acadêmica do estudante e fazê-lo conhecer a realidade brasileira. A FHO|Uniararas participa do Projeto Rondon desde o ano de 2005.

Participantes da FHO|Uniararas no Projeto Rondon Nacional

Professores: Prof. Me. Valdenilson José Zorel (coordenador do projeto)

Alunos: Jessica Rosa Pereira Silva (engenharia de produção), Lucas da Silva Pereira (engenharia civil), Luiz Henrique Amigoni (biologia), Mauricio Machado Corceti (engenharia de produção), Sheila Oliveira Conceição (biologia), Sophya Araujo Martins (enfermagem) e Thabata Roberta Pedroso Borges (engenharia de produção).

Rafael Siviero

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*