
Os mais de 100 alunos matriculados a cerca de um ano nos cursos de engenharias da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) começaram a realizar os primeiros experimentos com equipamentos enviados para a realização das aulas presenciais e práticas. Os encontros dos estudantes dos cursos de engenharia de produção e da computação acontecem no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica no Centro de Educação e Formação Continuada “Professor Dirçon Kammer”, localizado na avenida Nestlé, 58, Vila Michelin. Vale ressaltar que a realização dos experimentos busca aproximar a teoria oferecida na disciplina de física com a vivência dos conceitos por intermédio de práticas experimentais.
Nas atividades, os alunos passam a ter uma compreensão melhor de como ocorre o fenômeno da propagação do som no ar, a frequência de uma vibração, o fenômeno de ressonância e a ocorrência dos tipos de propagação de calor no meio.

“O curso é na modalidade semipresencial e a experimentação é muito importante para a formação do aluno. Além de unir a teoria com a prática, o aluno aprende a ter uma visão mais conectada com a realidade”, ressaltou a mediadora Elisabeth Druzian.
As aulas presenciais ocorrem quinzenalmente, em comum acordo com os aprovados em cada turma. A matriz curricular de cada curso conta com projetos pedagógicos desenvolvidos por universidades públicas – Unicamp, USP e Unesp. As engenharias tem duração de quatro anos e o curso de licenciatura, quatro anos.
Os cursos, semipresenciais e gratuitos, são viabilizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Araras e o Governo do Estado. Também pela Univesp é oferecido o curso de graduação em Ciências Naturais com habilitação em Matemática. (Com informações da Secom)