Ambulatório irá funcionar no PSF do Jardim Tangará

Apresentação da equipe será na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”; para ser inserido usuário deverá ser encaminhado por médico das UBS/PSF

Ambulatório irá funcionar no PSF do Jardim Tangará
Ambulatório irá funcionar no PSF do Jardim Tangará

Em evento aberto ao público, a Secretaria Municipal de Saúde irá oficializar no próximo na quinta-feira (21), às 8 horas, na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, o Ambulatório de Obesidade, que atuará em parceria com a Clínica Bariátrica de Piracicaba auxiliando os pacientes ararenses seja na reeducação alimentar ou, quando for o caso, na preparação para a cirurgia. Neste dia os pacientes serão submetidos à primeira pesagem. A enfermeira Tatiane Ghirardello, coordenadora do ambulatório, explica que “o atendimento, inicialmente, será de pacientes com índice de massa corpórea acima de 40, que têm indicação de cirurgia bariátrica. Então vamos fazer um trabalho junto com a Cclínica Bariátrica de Piracicaba pra esses pacientes fazerem uma cirurgia. Eles vão passar por uma triagem e acompanhamento aqui de uma equipe multidisciplinar composta por mim, que sou enfermeira, uma médica, uma nutricionista, uma psicólogo e um educador físico. Junto com o acompanhamento aqui, eles já vão para Piracicaba e vão fazer o acompanhamento na clínica até sair a cirurgia, cujo prazo é em torno de um ano”.

Após a cirurgia esses pacientes voltam a receber acompanhamento no PSF do Jardim Tangará, onde, além do Ambulatório de Obesidade, também funciona o Ambulatório de Doente Renal Crônico. “O Ambulatório de Doente Renal Crônico funciona para pacientes que têm alguma comorbidade, por exemplo, hipertensão, diabetes, que compromete a função renal. Então esses pacientes que já estão com comprometimento podem ser encaminhados para o ambulatório também de doente renal crônico pelos médicos das unidades básicas e PSF. Nós temos um nefrologista, que é o dr. Rafael Dinardi, que vai acompanhá-los”, afirma Tatiane.

Cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado
Cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado

O motivo dos dois ambulatórios funcionarem juntos está diretamente ligado ao fato de que a obesidade pode vir a causar doenças que comprometem a função renal. Com esta iniciativa a Secretaria de Saúde espera agir na prevenção à obesidade, diminuindo o risco destas enfermidades e o número de indicações de cirurgias bariátricas, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida. “A obesidade é uma das doenças mais incidentes. Então, nosso objetivo é diminuir sequelas, danos que essas doenças podem causar para os pacientes. Elas estão bem interligadas. Por isso, nosso intuito, objetivo dos ambulatórios, é diminuir os danos e promoção de qualidade de vida. É o principal”, frisa a coordenadora.

As pessoas que estão com o IMC (índice de massa corpórea) em 40 ou mais e querem buscar mais informações junto ao ambulatório podem telefonar para o número 3544-6939. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado.

Mais Informação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*