O Grupo Opinião recebeu moção de congratulações da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) pelo aniversário de 50 anos de fundação, completados no dia 15 de maio de 2015. A homenagem foi entregue na sessão camarária desta segunda-feira, dia 29.

Segundo a tucana, os votos de congratulações são extensivos a toda sua equipe, que diuturna e incansavelmente trabalham para levar ao ararense a informação precisa, de forma clara e isenta. “Tenho muito orgulho em prestar esta singela homenagem pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade”, disse a vereadora Anete.

Equipe do Grupo Opinião sendo homenageada
Equipe do Grupo Opinião sendo homenageada

Durante seu discurso o diretor do Grupo, Valentim Viola, lembrou alguns acontecimentos sobre a fundação e a intervenção militar na época em que o jornal foi fundado e ressaltou a importância da equipe. “O nosso trabalho não teria sido vitorioso se não contasse com tantos colaboradores”, falou Viola.

Os homenageados foram: os diretores do Grupo Opinião Valentim Viola e Nazaré dos Santos Viola, a editora executiva Talita Carpini Cabrini, os repórteres Maria Gabriela Córnia Furlan, Lucas Neri Gerarde, César Foguel, Gabriela Grigoletto, Érika Scharlack Ortega e Maria Eduarda Prone, a diagramadora Adriana Gregório, a responsável pela revisão da publicação Maria Cirlene de Souza, o cinegrafista Marcelino Oliveira, os responsáveis pela edição dos programas da Rede Opinião de TV Vitor Franco Oliveira e Gabriel Filippe, os funcionários do departamento comercial Ednei Venâncio e Hugo Calciolari Filho, os funcionários do departamento financeiro Adan Doná e Paulo Malvestiti, as funcionárias do departamento de telemarketing Elizangela Lima e Edna Lima, para as recepcionistas Franciele Panini Rodrigues e Adriana Silva Lopes dos Santos, para o motorista Luiz Antônio de Souza e para o caseiro Antônio Massaro.

 

Como tudo começou

A história começou quando Valentim Viola, diretor do Grupo, criou a primeira edição da Revista Opinião, que era editada por ele e impressa na gráfica Fernades Ltda. Os primeiros colaboradores foram: Augusto J. Trindade, Dante F. Delbem, Francisco S. Nogueira, Fritz Harter, José Carlos Zaninari e Raphael Cicarelli.

Devido ao aumento da demanda de notícias com o passar dos anos, o pioneiro, Valentim, adquiriu uma gráfica para a impressão da revista e de impressos comerciais para toda região. Devido à expansão de Araras e de sua população, ampliou os fatos e suas frequências, foi aí que Valentim fundou o Opinião Jornal no dia 31 de março de 1969, que em princípio era semanal e circulava aos sábado.

Ao longo da história, o Opinião enfrentou as dificuldades da ditadura militar que chegou até Araras em maio de 1970 com a intervenção federal. Após uma série de denúncias, os militares chegaram a inspecionar a redação do jornal e fazer com que ela não funcionasse durante uma semana.

Nos anos 80 o jornal se tornou bissemanal e no dia 14 de setembro de 1997 passou a ser o primeiro jornal diário de Araras.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*