A grande dama era presidente da FHO|Uniararas e uma das figuras mais tradicionais e influentes do município

Aos 101 anos morre Duse Rüegger Ometto
A grande dama era presidente da FHO|Uniararas e uma das figuras mais tradicionais e influentes do município

Araras perdeu ontem (13) mais um importante nome na história da cidade: Duse Rüegger Ometto que tinha 101 anos de idade. A informação foi divulgada oficialmente em nota pela FHO|Uniararas (Fundação Hermínio Ometto) nas redes sociais e também no site da instituição, da qual Duse era presidente.

Embora a Fundação tenha divulgado o trágico fato, até o fechamento desta edição a causa, horário e local da morte de Duse não tinham sido informados. Da mesma forma, o local do velório e horário do sepultamento não foram divulgados. A Fundação, em luto, paralisou suas atividades e as retomará apenas amanhã (15).

Uma das grandes personalidades do município, Duse, filha de Octávio e Vicentina Rüegger, nasceu em 9 de janeiro de 1916. Em 1936, aos 20 anos, casou-se com um dos homens mais influentes da história da cidade, Dr. Hermínio Ometto, falecido em 1986, aos 72 anos.

Nascida e criada em Araras, Duse teve como sua primeira residência um casarão próximo ao Calçadão. Em declaração ao livro “Eles & Elas” de 1997, escrito por Mara Figueiredo, Duse, uma das personagens da obra, explicou a origem de seu nome, fora do comum no Brasil. “Meu pai se inspirou, artista amador nas horas de lazer, no nome de uma atriz italiana do fim do século, Eleonora Duse”, disse há 20 anos.

Entre suas iniciativas estão a construção da Creche Nona Catharina, hoje a Escola Municipal de Educação Infantil e Creche Nona Catharina, Casa da Cultura “Emílio Silvestre Wolff” (a restauração do prédio, assinado pelo arquiteto francês Victor Dubugras, foi uma iniciativa de D. Duse Rüegger Ometto, que recebeu o apoio do Condephaat – Secretaria Estadual de Cultura e de membros da comunidade local).

Lucas Neri

Mais Informação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*