Apresentações culturais e a Corrida do Fogo Simbólico marcaram a abertura da Semana da Pátria 2015. O evento aconteceu na manhã de ontem, dia 1º, na quadra coberta da Emef “Professor João Poletti”, no José Ometto 3.

No início da solenidade, foi realizadas execuções do Hino Nacional Brasileiro e também o Hino da Independência, além de números de fanfarra, coral e percussão realizados pelos alunos do Polo Municipal de Educação Integral São Francisco, das Emefs “Professor João Poletti” e Emef “Padre Hercílio Bertolini”. O destaque do evento ficou para a apresentação do coral na música Verde e Amarelo, do cantor Roberto Carlos.

Prefeito Brambilla ao lado do aluno Pedro Henrique Uchoa durante seu discurso.
Prefeito Brambilla ao lado do aluno Pedro Henrique Uchoa durante seu discurso.

Aluna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emef “Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini”, Maria Aparecida Martins também se apresentou, lendo uma crônica de sua autoria sobre o meio ambiente – Conscientizar é o Primeiro Passo, falando da importância da preservação da natureza para a soberania do Brasil. Já pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, as alunas do projeto de Ginástica Rítmica também fizeram uma demonstração em homenagem a Independência do Brasil, executando performances ao som de clássicos do cancioneiro popular brasileiro.

Tiro de Guerra
Atiradores do Tiro de Guerra em formação durante o evento.

No evento, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti (PSDC – Partido Socialista Democrata Cristão) brincou com as crianças perguntando o que cada uma gostaria de ser quando crescer. Além disso, lembrou que a participação na política também será importante, no futuro, quando elas crescerem. “Vocês poderão e deverão estar na política, ajudando a determinar os rumos da cidade e do País”, afirmou ele.

Já o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores), chamou um dos alunos, Pedro Henrique Uchoa, da Emef “Professor João Poletti” para falar sobre a Independência do Brasil. Envergonhado, o jovem estudante misturou informações sobre o descobrimento e a independência, mas foi muito aplaudido porque não se intimidou diante do público. “Você é um menino de muita atitude, parabéns”, disse Brambilla ao garoto, que permaneceu ao lado do prefeito durante um tempo ao longo do discurso.

O chefe do Executivo também disse que, na prática, a independência dos brasileiros se faz com acesso pleno aos seus direitos básicos. “Emprego, moradia, saúde,

Corredor José Primo acompanhado de outros atletas e atiradores no percurso da Corrida do Fogo Simbólico
Corredor José Primo acompanhado de outros atletas e atiradores no percurso da Corrida do Fogo Simbólico
Coral
Solenidade contou com apresentações de fanfarra, coral e ginástica rítmica.

educação, formação profissional. Com isso nos tornamos autônomos e independentes. É nisso que nossa administração acredita”, afirmou.

Após o discurso do prefeito, o corredor da Terceira Idade, José Primo, acendeu a tocha do Fogo Simbólico, que foi levada por ele e outros atletas da Secretaria de Esporte, acompanhados por atiradores do Tiro de Guerra, numa corrida até o Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger”. O ato é originário de uma prática iniciada no Sul do País em 1937, adotada no ano seguinte como celebração em alusão ao ardor cívico, ocorrendo durante as festividades em comemoração à Independência.

Durante a solenidade, estiveram presentes também a primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Elaine Brambilla; atiradores do Tiro de Guerra sob comando do sargento Ildo Alba e do sargento Isaías, da Polícia Militar de Araras; secretários municipais; a presidente da Câmara Municipal de Araras, Magda Regina Carbonero Celidório (PSDC) e diretoras da rede municipal de ensino.

 

Semana da Pátria

A programação da Semana da Pátria prossegue com diversos eventos nas unidades escolares e outros eventos até dia 7, feriado nacional, quando a partir das 8 horas, na Praça Barão de Araras, acontece o Desfile Cívico em comemoração à Independência. (Com informações da Secom)

 

Confira a programação da Semana da Pátria 2015

 

Quarta-feira, dia 2

8h – Lançamento do atendimento avançado de assistência social

Local: CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) Guerino Bertolini, José Ometto 2

19h – Lançamento do projeto Estrelas do Futuro – ginástica rítmica

Local: Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger

 

Sábado, dia 5

8h30 – 2ª Conferência Municipal da Juventude

Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

 

Domingo, dia 6

8h30 – Corrida da Independência

Local: largada em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger

 

Segunda-feira, dia 7

8h – Desfile cívico

Local: Praça Barão de Araras

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*