Solenidade aconteceu na última sexta-feira (1º) na Emeief “Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira” (Caic); programação segue até o dia 7, feriado nacional

Apresentações culturais marcaram a abertura da Semana da Pátria 2017, realizada na última sexta-feira (1º), na Emeief “Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira” (Caic), no Parque Tiradentes. Participaram da solenidade autoridades como o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), secretários municipais, além da diretora da unidade escolar, Renata dos Santos Martins, e professores.
Na ocasião foram realizadas apresentações de dança pelos alunos do Caee (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini e da Emef ”Antonia Marques Dahmen”. A fanfarra da Emef também se apresentou no evento, que ainda contou com poema recitado pelas crianças da Emeief “Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira”. No cerimonial de abertura foram executados os hinos Nacional Brasileiro e da Independência.

Em seu discurso o prefeito Pedrinho Eliseu destacou a importância das atividades cívicas nas escolas. “É uma ação importante para ensinar aos nossos alunos desde os primeiros passos sobre a história de nosso País, de como foi a nossa independência em 1822, quem foi o responsável por isso e todos estes aspectos que eu tenho certeza que os professores já trabalham com eles”, disse. “Prezamos para que o bom ensino e a boa educação aconteçam. Que eles entendam a importância destes conceitos de patriotismo e liberdade. São 195 anos de independência, mas nosso País ainda precisa se libertar da ignorância, da privação de conhecimento e cultura, do preconceito, entre outros problemas que enfrentamos no dia a dia”, concluiu Pedrinho.
Com o tema “Somos todos iguais em nossas diferenças”, a programação da Semana da Pátria prossegue com diversas atividades nas unidades escolares da rede municipal até o dia 7, feriado nacional, quando a partir das 8h, na Praça Barão, acontece o Desfile Cívico em comemoração à Independência.
César Foguel