Na próxima semana, o setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde irá reforçar a equipe para intensificar as ações de combate à dengue.

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde registra 97 casos positivos de dengue em Araras. Desse total, 75 são autóctones e 22 são importados de cidades que enfrentam epidemias, como Limeira e Rio Claro e demais cidades da região.Ainda segundo o balanço, 55 casos em suspeita foram negativados e mais 70 ainda aguardam resultados de exames laboratoriais.

De acordo com o setor de Controle de Endemias, do total de casos confirmados que são autóctones, 36 foram na região sul, 23 na região norte, cinco na região oeste, 19 na região leste, 12 no Centro e dois na região rural. Os casos positivos foram registrados em 45 bairros da cidade. A lista com o número de casos por região e bairros está disponível no site Prefeitura – www.araras.sp.gov.br.

Na próxima semana, o setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde irá reforçar a equipe para intensificar as ações de combate à dengue, fazendo uma convocação extra dos agentes comunitários dos PSFs para ação conjunta nos bairros onde há maior ocorrência de casos.

Já na amanhã, dia 2, serão realizados trabalhos de nebulização no Parque das Árvores. A ação é realizada apenas quando há confirmações de casos da doença, em áreas próximo à residência do paciente. Durante a atividade, os agentes realizam também ações de bloqueio, com eliminação de criadouros do mosquitoAedes aegypti, além da pulverização de inseticida para eliminar mosquitos adultos com potencial para transmitir a doença.

Outra ação realizada para prevenção à dengue é a busca ativa de possíveis criadouros do mosquito, que será realizada também na segunda-feira (2), na Vila Dona Rosa Zurita, zona sul da cidade.

“Aumentamos a equipe com o intuito de agilizar os trabalhos e cobrir o maior o número de residências. No entanto, só essas ações não são suficientes. É preciso que a população colabore tampando os recipientes utilizados para armazenar água, devido ao racionamento”, alertou.

Para reaproveitar a água de reúso sem riscos, é preciso manter os recipientes totalmente tampados, com tampa rígida (no caso dos tambores, por exemplo) ou mesmo com um pano.

Outra alternativa é tratar a água com soluções simples e baratas, porém muito eficientes para o controle de larvas do Aedes aegypti – entre os produtos que devem ser adicionados à água para evitar a proliferação do mosquito estão sal, cloro e água sanitária (veja a dosagem abaixo).

A secretária de Saúde Vandersi Pavan Bressan pede a colaboração de toda a população no combate a dengue que já assola as cidades vizinhas. “Em alguns municípios, já foram notificados casos de morte por dengue. O que é preocupante é que nesse ano, foram registrados até mais casos de morte do que em anos anteriores. O assunto é sério e requer a conscientização dos cidadãos para o efetivo combate ao mosquito, para que no futuro evitarmos a possibilidade de epidemia em Araras. Por isso, se atentem as orientações passadas pelos agentes comunitários e não deixem sem tampa recipientes que armazenam água de chuvas ou da máquina de lavar”, pediu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*