Entre as estatísticas policiais divulgadas na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo há uma boa notícia para os ararenses. A cidade é a que apresentou menor número de roubos de veículos entre as vizinhas, Conchal, Cordeirópolis, Leme, Limeira e Rio Claro. Os últimos dados publicados pela SSP são referentes ao mês de fevereiro de 2016, nele Araras contabilizou nenhum roubo do gênero durante os 29 dias do mês.

Araras não teve nenhum registro de roubo de veículos no mês de fevereiro, já furtos de veículos foram 22 no segundo mês do ano de 2016 Crédito: Lucas Neri /Opinião
Araras não teve nenhum registro de roubo de veículos no mês de fevereiro, já furtos de veículos foram 22 no segundo mês do ano de 2016
Crédito: Lucas Neri /Opinião

O que chama a atenção nestes números é a relação população/criminalidade, já que cidades menores que Araras, onde inclusive a taxa de crimes em geral é menor, ainda assim tiveram mais registros nos roubos de veículos.

Enquanto Araras que possui cerca de 129 mil habitantes, de acordo com últimos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas) em 2015, não teve nenhum registro de roubo de veículos, Cordeirópolis com 23 mil habitantes, também segundo IBGE em 2015, teve um registo de roubo de veículo.

Além de Cordeirópolis, cidades com menos habitantes, baseados na pesquisa do ano passado, Conchal (27 mil aproximadamente) e Leme (99 mil aproximadamente), também foram mais violentas nesse aspecto que Araras, ambas tiveram 3 e 6 roubos de veículos, respectivamente.

Outras duas cidades da região, essas já mais habitadas que Araras, possuem números bem expressivos nesse tipo de crime. Limeira, que segundo o IBGE de 2015 tem cerca de 296 mil habitantes teve em fevereiro 31 veículos roubados. Já os números de Rio Claro são mais assustadores, a cidade possui quase 100 mil habitantes a menos que Limeira, porém os números desse tipo de crime estiveram bem próximos. Na “cidade azul”, que no estudo aponto ter cerca de 199 mil habitantes, tiveram 25 registros de roubos a veículos neste período, 6 a menos que Limeira.

Segundo a Polícia Civil de Araras, que comemora a queda nos números tanto de furtos e também de roubos, operações de bloqueio tanto da Polícia Militar como da Guarda Municipal, fechamentos desmanches, entre outras investigações específicas, resultaram na queda significativa dos índices.

Na última quinta-feira, a Guarda Municipal, de acordo com informações do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Araras, realizou “grande operação na região central da cidade. Saturação e bloqueios em vários pontos”, disse João Tranquilo Beraldo.

No mês de janeiro em Araras foram registrados 3 roubos de veículos e furtos foram 32. Em fevereiro além do número de roubos ser zero, o furto também caiu para 22. No mesmo período em 2015 foram registrados 40 e 25, janeiro e fevereiro respectivamente no crime de furto, já em roubos de veículos foram 7 em janeiro e 4 em fevereiro.

Em todo o Estado de São Paulo, foram registrados apenas no segundo mês do ano 6.098 roubos de veículos, de acordo com a SSP. A região de Piracicaba/SP, que Araras e as demais cidades citadas pertencem, além de outras, foram registrados 281 roubos de veículos no mesmo período.

(Lucas Neri) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*