Inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 18, no Centro de Turismo –  Crédito: Secom/PMA
Inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 18, no Centro de Turismo –
Crédito: Secom/PMA

De acordo com informações publicadas pelo Ministério do Turismo (MTur) no site www.turismo.gov.br, a cidade de Araras evoluiu de “D” para a categoria “C” na categorização das cidades. (categorização vai de A a E).

A categorização é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no mapa do Turismo brasileiro. A categorização serve ainda para otimizar a distribuição de recursos públicos e pode facilitar a captação dos mesmos.

Para medir e classificar os municípios, quatro variáveis são utilizadas, sendo:

Número de ocupações formais no setor de hospedagem; Número de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; Estimativa de fluxo turístico doméstico (brasileiros); Estimativa do fluxo internacional.

“Com esta nova classificação, o turismo atraente ganha mais força e se assemelha a categorização de cidades como Limeira e Americana, que permaneceram com a classificação C. E dispara em relação a cidades da região como Rio Claro, Pirassununga, Porto Ferreira, entre outras que já não constam mais no mapa da regionalização do Turismo”, declara o Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias.

No último balanço feito pelo MTur, em agosto de 2015, 51 municípios pertenciam a categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem; 167 municípios na categoria B; 504 municípios na categoria C; 1841municípios na categoria D; 782 municípios na categoria E, que representa os municípios que não possuem fluxo turístico  expressivo e nem empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem.

“O Turismo da cidade de Araras vem se mostrando cada vez mais forte. As políticas públicas de incentivo ao turismo adotadas por esta administração proporcionou para a cidade lugar garantido no mapa de regionalização do Ministério do Turismo”, finaliza Leonardo Dias.

O Estado de São Paulo em 2013, continha cerca de 640 municípios inclusos no mapa da regionalização do Turismo Brasileiro. Este ano, 2016, durante a atualização, sobraram apenas 222 municípios inclusos, sendo Araras um deles.

 

Oportunidade

Prefeitura oferece 60 vagas para cursos gratuitos no Centro de Turismo

A Prefeitura de Araras oferece 60 vagas para cursos gratuitos de auxiliar de escritório e recepcionista no Centro de Turismo José Élio Dias. As inscrições começam no dia 18 de julho e seguem até o dia 29, no próprio Centro de Turismo, que funciona na Praça Jorge Assumpção, no José Ometto1. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

As aulas são oferecidas por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e visam ampliar a capacitação profissional na cidade.

No ato da inscrição, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os interessados em participar das aulas devem ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. Há 30 vagas para cada curso.

“Os cursos têm o objetivo de ampliar a capacitação profissional, tão importante e requisitada no mercado de trabalho atualmente”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dias.

De acordo com a Secretaria, os cursos têm duração de três meses e o início das aulas está previsto para o dia 22 de agosto. Todos os alunos aprovados receberão certificados de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-6802.

(Com informações da Secom)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*