Sérgio Calori/PMA
Nebulização é específica e acontece apenas após a confirmação de casos de dengue.

O ano acaba de começar e a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais três casos de dengue em Araras. Ao todo, são nove diagnosticados – seis deles importados (Congonhal/MG, Porto Ferreira, Limeira, Pirassununga, Itaqueraí/MS e Rio Claro) e três autóctones (contraídos no próprio município).

Até o momento foram 26 suspeitas foram notificadas no município em 2015. Além dos nove casos confirmados, outros cinco foram descartados após exames laboratoriais e doze pacientes aguardam a chegada do resultado das análises. Em 2014, de acordo com balanço da Secretaria de Saúde, foram registrados 127 casos positivos de dengue – entre eles, 100 autóctones e 27 importados.

Pelas informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, os pacientes residem no Jardim Flamboyant (1 caso), Jardim Universitário (1), Jardim Itapuã (2), Jardim Tangará (1), Jardim Dalla Costa (1), Jardim Rosana (1), Jardim das Palmeiras (1) e Villagio Itália (1).

Em meio à crise hídrica que o município passa a população tem armazenado água, o que contribui com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue. A população deve evitar reservar água limpa em latas, embalagens plásticas, caixas d´água, baldes, tambores, latões, entre outros recipientes.

Após a constatação de novos casos de dengue, as equipes do setor de Controle de Endemias realizam a nebulização em imóveis localizados na região onde o paciente mora. A medida é específica e visa eliminar mosquitos adultos, com potencial para transmitir a doença.

Além desta ação direcionada, os trabalhos constantes de combate à dengue realizados pela Secretaria da Saúde envolvem atividades de bloqueio contra criadouros (busca ativa) e vistorias casa a casa, além de orientações à população, atividades educativas e visitas periódicas a imóveis específicos, como indústrias, borracharias e escolas. (com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*