Inscrições encerram hoje e podem ser realizadas no site do Sisutec.

Araras oferece 170 vagas em cursos gratuitos, oferecidos por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do MEC (Ministério da Educação), Governo Federal. Do total de vagas, 120 são ofertadas pelo Unar (Centro Universitário “Doutor Edmundo Ulson”) em três cursos: técnico em paisagismo (40), técnico em logística (40) e técnico em estradas (40). As outras 50 vagas são ofertadas pelo Colégio Objetec para o curso de técnico em Química.

No entanto, os cursos são destinados a estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. As inscrições encerram hoje, dia 3, e pode ser realizadas pelo site do Sisutec – sisutec.mec.gov.br

Inscrições encerram hoje e podem ser realizadas no site do Sisutec.
Inscrições encerram hoje e podem ser realizadas no site do Sisutec.

Caso as vagas não sejam preenchidas, os interessados ainda poderão se inscrever pra concorrer às vagas remanescentes no período de 20 de julho a 2 de agosto. Os candidatos devem entrar no site do Sisutec e acompanhar o cronograma do processo seletivo – sisutec.mec.gov.br/cronograma.

Vale ressaltar que este Pronatec é da modalidade Bolsa Formação, criada pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país. Os cursos profissionalizantes reconhecem a demanda de profissionais de cada região e preparam os alunos para encarar os desafios do mercado de trabalho.

As vagas são oferecidas em parceria com instituições públicas e privadas de ensino, escolas estaduais, institutos federais, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Além de Araras, só as cidades de Leme/SP e Pirassununga/SP ofertam cursos do Pronatec na região.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas nas instituições de ensino que irão ofertar os cursos: no Unar pelo telefone 3321-8000; e no Colégio Objetec pelo número 3547-2880.

 

Os cursos

De acordo com o Unar, o curso de técnico de estradas ofertado em Araras será o único do Estado de São Paulo. Com duração de 1.200 horas, formará profissionais para atuarem no planejamento e execução da implantação de estradas, considerando normas técnicas e de segurança, entre outras funções.

Já o curso de técnico de logística tem duração de 800 horas e visa formar alunos para executar e agendar programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos.

Por fim, o terceiro curso oferecido pelo Unar, o de paisagismo com 800 horas, dará capacitação para elaboração e execução de projetos de paisagismo, organizando espaços e elaborando representações gráficas bi e tridimensionais, entre outras atividades.

Já o curso de técnico em Química, com duração de 1.200 horas e ofertado pelo Colégio Objetec, capacitará profissionais para atuar no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*