Pluviômetro foi instalado na 2ª Companhia da PM em Araras, localizada no bairro Vila Dona Rosa Zurita

Araras recebe pela primeira vez a instalação da Plataforma Automática para Coleta de Dados Pluviométricos (PCD), mais comumente chamado de pluviômetro automático. O aparelho foi instalado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/SP) no batalhão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Araras, localizado na rua Allan Kardec, na Vila Dona Rosa Zurita.

A instalação ficou a cargo do técnico da Defesa Civil Estadual, o cabo/PM Sandro Diego Navarro, acompanhado pelo diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Araras, Rafael Silveira.

Pluviômetro foi instalado na 2ª Companhia da PM em Araras, localizada no bairro Vila Dona Rosa Zurita
Pluviômetro foi instalado na 2ª Companhia da PM em Araras, localizada no bairro Vila Dona Rosa Zurita

O PCD é um aparelho que mede, em tempo real, o nível de precipitação pluviométrica. Isso permitirá que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do Estado de São Paulo, da Defesa Civil Estadual, possa agir em conjunto com o município rapidamente, evitando desastres. Os dados aferidos são transmitidos automaticamente, via celular.

“Quanto mais forte a chuva, mais rápida é a leitura em tempo real dos índices pluviométricos. Com isso, ganharemos tempo para planejar melhor nossas ações de prevenção”, disse Rafael.

O aparelho foi fornecido pelo Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que também definiu o local de instalação do dispositivo.

A implantação de pluviômetros para uma melhor aferição dos níveis de chuva na cidade, foi anunciada pelo chefe da Casa Militar Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, durante a entrega do Relatório da Defesa Civil do Estado ao prefeito Nelson Dimas Brambilla, realizada em 31 de julho.

Na ocasião, o coronel anunciou também a possibilidade de firmar um convênio com o município para a implantação de um programa educativo que visa intensificar a conscientização nas escolas de toda a cidade. (Com informações da Defesa Civil de Araras)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*