Secretário municipal de Segurança, Marcos Buzolin Gonçalves, considera os números positivos e em 2019 espera torná-los ainda menores. (Foto: Giovanna Peterlevitz/Opinião TV)

Ocorrências como homicídios, roubos e furtos em geral tiveram números inferiores em relação aos de 2017

A cidade de Araras registrou uma queda nos índices criminais em 2018, comparados a 2017. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, baseados nas estatísticas registradas no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Começando pela taxa de homicídios, em 2018 foram registrados seis casos, sendo três a menos do que no ano de 2017. “Felizmente tivemos uma queda no número de homicídios em nossa cidade neste ano, mas nossa intenção é torna-lo ainda menor. No primeiro semestre houve apenas uma morte, enquanto as demais aconteceram a partir do mês de outubro”, explicou o secretário municipal de Segurança, Marcos Buzolin Gonçalves. “Vale ressaltar que 90% dos casos foram solucionados, restando apenas o fato em que um rapaz foi executado a tiros no bairro Narciso Gomes, em novembro. A hipótese é de que tenha sido um acerto de contas, porém as investigações continuam”, salientou Buzolin.

Em relação aos acidentes com vítimas a cidade também teve uma redução significativa, ou seja, em 2018 foram 672 contra 779 registrados em 2017: uma diminuição de 107 casos. No entanto, os acidentes com vítima fatal tiveram um pequeno aumento, sendo dois a mais do que no ano passado quando foram nove mortes no trânsito de Araras.

“São dados difíceis de controlar, pois quem assume o risco é o próprio condutor do veículo. As fiscalizações são feitas constantemente pelas forças policiais. Felizmente os acidentes com vítimas diminuíram, enquanto os casos fatais tiveram apenas dois aumentos – o que esperamos que caia no próximo ano”, comentou o secretário de Segurança.

Por fim, casos de furtos e roubos em geral, além de latrocínios (roubo seguido de morte) os dados foram bem abaixo dos registrados em 2017 (confira os números no quadro ainda nesta matéria).

“Graças a Deus estamos fazendo este trabalho com apoio das polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, as quais são responsáveis por nossa segurança. O empenho destas três forças em conjunto é que está trazendo estes resultados positivos. A minha parte como secretário é buscar subsídios para que elas continuem trabalhando pelo bem de nossa cidade”, destacou Buzolin. “Com o projeto da Muralha Digital no ano que vem (instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município) pretendemos melhorar ainda mais e reduzir estes números. Todos estes esforços demostram que a união faz a força e que estamos alcançando resultados positivos graças ao trabalho em conjunto”, finalizou.

Confira as estatísticas criminais de Araras 

Ocorrência 2017 2018 Índice
Homicídio 09 06 -03
Acidente de trânsito com vítima fatal 09 11 +2
Acidente de trânsito com vítima 779 672 -107
Latrocínio (roubo seguido de morte) 0 0 0
Roubos 268 250 -18
Furtos 1.398 1.274 -124

 

Por César Foguel

Outras notícias

COMPARTILHAR