O cartório eleitoral não está mais realizando a tiragem do primeiro título de eleitor desde maio desse ano. Crédito: Gabriela Grigoletto
O cartório eleitoral não está mais realizando a tiragem do primeiro título de eleitor desde maio desse ano.
Crédito: Gabriela Grigoletto

A cidade de Araras conta até o momento com 95.984 eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro de 2016. Os dados foram divulgados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e confirmados pelo Cartório Eleitoral de Araras.

O número é superior aos 90.049 eleitores que estavam aptos para exercer o voto no ano de 2012 e maior que pouco mais de 89 mil que estavam aptos para exercer o voto no ano de 2010. Para o eleitor tirar a 2° via do título basta comparecer ao Cartório Eleitoral levando algum documento com foto (RG, Carteira de motorista ou de trabalho).

O Cartório Eleitoral não está mais realizando a tiragem do primeiro título de eleitor desde maio desse ano. Dia 4 de maio também foi a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município ter solicitado a alteração de endereço no seu título eleitoral. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal.

O Cartório Eleitoral de Araras funciona no Centro de Atendimento ao Munícipe Antonio Casadei, na avenida Zurita 681 no Belvedere, das 12 às 18 horas. O telefone para mais informações é 3544- 8538.

 

Dúvidas frequentes sobre o título de eleitor, com informações do Tribunal Regional Eleitoral:

  • Meu título de eleitor tem prazo de validade?

Não, desde que você vote regularmente. Se deixar de votar ou de justificar por três eleições consecutivas, seu título será cancelado. Cada turno é considerado uma eleição.

  • Deixei de votar em três eleições consecutivas e não justifiquei. Como regularizar a minha situação?

Você deverá comparecer ao cartório eleitoral ao qual pertence a rua onde você mora e regularizar sua situação para evitar que o seu título seja cancelado. Lá você receberá uma Guia de Recolhimento da União (GRU), para pagar a multa cobrada de R$ 3,51 por turno. A GRU poderá ser fornecida a terceiro, em qualquer cartório eleitoral. Após o pagamento, é necessário retornar ao cartório eleitoral para comprovar a quitação do débito.

  • Eu perdi meus comprovantes. Como comprovar que votei?

Você pode solicitar, pela internet ou em seu cartório eleitoral, a Certidão de Quitação Eleitoral. Ela será emitida na hora se você estiver quite com a Justiça Eleitoral, ou pela internet.

 

 (Gabriela Grigoletto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*