Vacinação é para crianças de 1 a 5 anos de idade

Campanha é para crianças de 1 a 5 anos de idade: pais terão que entregar comprovante de vacina nas escolas, senão os alunos não poderão estudar

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Sarampo será realizada em todo o Brasil de 6 a 31 de agosto. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Araras programou quatro sábados de agosto como “Dia D” para vacinar as crianças de 1 a 5 anos de idade, já a partir do sábado próximo, dia 4.

Além dos quatro sábados, as seis salas de vacinação da cidade vão atender as crianças de segunda a sexta-feira, normalmente, a partir do dia 6 de agosto. A Campanha Nacional é voltada para crianças de 1 a 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), e o Ministério da Saúde tem como meta vacinar 95% desse público alvo.

“O principal método de prevenção e ficar livre das doenças é a imunização. É o método mais eficaz e mais correto para proteção definitiva. Optamos em fazer quatro sábados como Dia D em Araras, abrangendo um número maior de profissionais em relação ao atendimento”, comentou o secretário de Educação, Luiz Emílio Salomé.

A Poliomielite está erradicada no Brasil desde a década de 1990 (o último caso registrado foi em 1989), enquanto que o Sarampo vem assustando a população nos últimos meses, em casos concentrados em Roraima e Manaus, onde a campanha já começou em razão da epidemia.

As crianças que não forem vacinadas durante a campanha não poderão ser levadas para as escolas públicas ou particulares. Em Araras há uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação para fazer essa exigência, a fim de incentivar os pais a vacinarem seus filhos. O comprovante de vacinação deverá ser entregue nas escolas até dia 15 de setembro.

O secretário de Saúde reforçou essa medida. “Fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação e elaboramos um documento de uma certa forma ‘obrigando’ os pais, para que eles tenham a atenção devida, levem as crianças nas nossas unidades e façam as vacinas e as correções eventuais, colocando em dia a caderneta de vacinação. O principal objetivo é atingir o maior número possível de crianças para que não tenhamos problemas com essas duas situações, da poliomielite e o sarampo”, disse Luiz Emílio Salomé.

CAMPANHA CONTRA PÓLIO E SARAMPO

No Brasil: De 6 a 31 de agosto

Em Araras: De 4 a 31 de agosto

HORÁRIOS PARA VACINAÇÃO EM ARARAS

Sábados “Dia D” (4, 11, 18 e 25 de agosto): 8h às 17h

Segunda a sexta-feira (6 a 31 de agosto): 7h30 às 15h30

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM ARARAS

PSF Madre Carla Rabolin – Jardim Alvorada

PSF Edmundo Ulson – Parque Tiradentes

UBS Ênio Vitalli – Jardim Piratininga

UBS Oswaldo Salvador Devitte – Narciso Gomes

UBS Antonio Carlos Fabrício – José Ometto 1

Centro de Saúde 2 (ao lado do Corpo de Bombeiros)

Outras notícias

COMPARTILHAR