Árvores com raízes comprometidas serão substituídas por mudas adultas de ipê branco Crédito: Secom/PMA
Árvores com raízes comprometidas serão substituídas por mudas adultas de ipê branco
Crédito: Secom/PMA

A arborização de parte da Praça Monsenhor Quércia (Calçadão) será renovada. Duas antigas árvores da espécie tipuana, localizadas próximas ao boulevard dos bares, estão sendo removidas devido ao risco de queda de galhos e por estarem com as raízes comprometidas.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, outros exemplares já haviam sido retirados por estarem com problemas no sistema radicular – órgão vital das plantas, que possui funções básicas de sustentação, reserva e absorção de água e nutrientes.

Na última segunda-feira, dia 4, funcionários da Forty Construções e Engenharia, contratada pela Prefeitura, começaram o corte das árvores e também de uma raiz, em frente à Pastelaria Saíto. Os serviços devem ser finalizados até no final desta semana.

 

Novas mudas

O Departamento de Meio Ambiente explicou que no lugar das antigas tipuanas serão replantados exemplares de ipê branco. Segundo o DMA, o ipê branco por ser de porte não muito grande é mais apropriado para espaços menores, como o corredor do Calçadão próximo ao boulevard.

Durante o inverno, o ipê tende a perder folhas permitindo mais passagem de luz e calor do sol. Já no verão, a tendência é que o ipê produza mais sombra. A previsão é que sejam plantadas sete mudas adultas de aproximadamente 5 metros de ipê branco e mais dois exemplares de pau-ferro. (LN com informações do DMA)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*