Palestra para beneficiários do Cras leste foi realizada em abril no cineteatro do CEU Créditos: Divulgação/Departamento de Meio Ambiente
Palestra para beneficiários do Cras leste foi realizada em abril no cineteatro do CEU
Créditos: Divulgação/Departamento de Meio Ambiente

Beneficiários de programas sociais do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) na zona leste participaram no último mês de abril de palestra com o tema Cidade Sustentável.

A atividade faz parte do TTS (Trabalho Técnico Social) que tem por objetivo divulgar informações sobre as obras de macrodrenagem urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), realizadas com verbas do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Araras.

A atividade teve por objetivos: acolher expectativas e objetivos pessoais em relação às atividades do PAC; estimular a integração de novos saberes, valores e experiências e fortalecer a compreensão de que a participação ativa é bem-vinda.

A ação foi realizada no dia 12 de abril no cineteatro do CEU José Olavo Paganotti e contou com a participação de 61 cidadãos integrantes de programas sociais oferecidos no Cras Leste.

A dinâmica consistiu em estimular a apresentação pessoal e a expressão de expectativas, aprendizagem e experiências de forma descontraída, em forma de uma analogia em que o processo é associado a uma viagem de barca. O grupo sentou-se em roda para facilitar o diálogo entre os representantes. Já que a dinâmica consistia em uma “viagem de barca”, um barco de papel foi confeccionado, passado para cada um da roda para que pudessem apresentar-se, e compartilhar seus valores e experiências. A princípio, o barco também foi passado pelas estagiárias do TTS/PAC, para que elas pudessem apresentar o objetivo da dinâmica e do projeto às integrantes do grupo no Cras.

 

Cooperativa de recicláveis

Também no mês de abril, o TTS realizou palestra com membros da Cooperativa de Materiais Recicláveis Araras Limpa. A proposta da ação foi demonstrar a importância do trabalho em equipe e a organização dos cooperados.

A palestra, ministrada por assistente social da Secretaria de Ação e Inclusão Social, versou sobre a importância da organização entre os cooperados para o bom funcionamento da cooperativa. Foi exibido o vídeo “Catador fala para Catador”, que mostra a problemática das cooperativas e como esta pode ser solucionada com a organização e o trabalho em equipe.

          

Trabalho de educação ambiental

Já o Trabalho Técnico Social visa, basicamente, intensificar a divulgação sobre o andamento das obras de macrodrenagem e de todas as suas etapas, além de prestar contas dos investimentos realizados para ela ser executada e seus resultados positivos visando evitar enchentes e alagamentos em dias de chuvas fortes.

O TTS também é responsável pela divulgação sobre o andamento de outra obra importante que conta com investimentos do PAC: a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras.

Além disso, o TTS tem a função primordial de fomentar atividades que levem a população a refletir e se tornar participante dos processos de avaliação a serem realizados, a fim de aprimorar a intervenções necessárias para execução das obras.

Este trabalho chegou a ser realizado por uma empresa contratada via licitação. No entanto, o contrato foi encerrado e, no momento, o trabalho é executado pelo próprio município, através das Secretarias de Ação e Inclusão Social e pelo Departamento de Meio Ambiente, agora vinculado à Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.

A realização do TTS é obrigatória segundo as regras do PAC 2 e o município presta contas periodicamente sobre seu andamento à Caixa Econômica Federal, órgão que desembolsa os recursos para bancar as obras do programa.

(Com informações Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*