SECOM

A Semana da Pátria 2015 começa hoje, dia 1º, com atividades cívicas, esportivas, além de lançamento de projetos sociais e evento destinado à juventude. Neste ano, o

Corrida do Fogo Simbólico sairá da Emef João Poletti e seguirá até o Ginásio de Esporte Nelson Rüegger
Corrida do Fogo Simbólico sairá da Emef João Poletti e seguirá até o Ginásio de Esporte Nelson Rüegger

tema escolhido é Meio Ambiente.

Diferentemente dos anos anteriores, a solenidade cívica de abertura será realizada na Emef Profº João Poletti, no José Ometto. O evento, que começa às 8h, contará com hasteamento de bandeiras, atividades cívicas e apresentações de alunos do Polo Municipal de Educação Integral São Francisco de Assis com oficinas de fanfarra, de coral e percussão, apresentação de atletas de ginástica rítmica da Secretaria de Esporte e produção de texto sobre meio ambiente com alunos da Emef Adalgisa Perin Balestro Franzini.

Hoje também será realizada a tradicional Corrida do Fogo Simbólico, com a participação de atiradores do Tiro de Guerra de Araras, alunos da escolinha de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte, integrantes dos grupos da Terceira Idade (Jori) e atletas das equipes de corrida da AAA (Associação Atlética Ararense) e do Sayão FC. A corrida, que seguirá os moldes e orientações da Liga de Defesa Nacional, foi instituída em 1938.

Neste ano, o trajeto da corrida será outro. Os corredores sairão da Emef João Poletti e seguirão pelas avenidas Presidente Vargas e Augusta Viola da Costa, Avenida Loreto, Rua Vitório Batistela, Avenida Pedro de Melo, Avenida Ignácio Zurita Neto, Rua Argentina e Avenida Dona Renata até chegar ao Ginásio de Esporte.

Guardas municipais e agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) fecharão algumas vias públicas para a passagem dos atletas, garantindo a segurança dos participantes.

 

Amor à Pátria

Durante toda a semana, as escolas da rede municipal de ensino infantil e de ensino fundamental irão receber atividades envolvendo a história da Independência do Brasil, com o objetivo de fortalecer o civismo e o amor à Pátria.

O encerramento da Semana da Pátria acontece no dia 7 de setembro, com o tradicional Desfile Cívico do Dia da Independência. O evento acontece na Praça Barão de Araras e contará com a participação de alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, além de integrantes de instituições que realizam trabalhos sociais e das forças de seguranças do município.

 

Ginástica rítmica e corrida

No dia 2 de setembro, acontece o lançamento do projeto Estrelas do Futuro no Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger. A iniciativa irá atender 100 meninas entre 6 e 17 anos que praticam ginástica rítmica. As aulas começam dia 8 de setembro e acontecem em dois locais: no Ginásio de Esporte Nelson Rüegger e na Escola Estadual José Ometto, na Usina São João.

A iniciativa contará com aporte de recursos de R$ 134 mil, provenientes do Governo do Estado, por meio da lei de incentivo ao esporte.

Já no dia 6 de setembro, acontece a tradicional Corrida da Independência, organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras. A largada acontece em frente ao Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger, às 8h30.Serão realizados percursos de 5km e 10km – o mapa da prova de rua está disponível no site da Prefeitura –www.araras.sp.gov.br. As inscrições eram limitadas a 500 corredores e terminaram na última segunda-feira (24).

 

Assistência social e participação popular

A programação traz dois eventos importantes que tratam de assistência social e participação popular. O primeiro deles é o lançamento do atendimento avançado de assistência social no Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini, no José Ometto. O evento é aberto à população e acontece no dia 2 de setembro, às 8h.

O serviço será oferecido aos moradores de bairros da zona leste que, até então, precisam se deslocar ao Centro da cidade para ser atendidos na própria Secretaria Municipal de Ação e Inclusão. É o caso dos novos residenciais Portal do Sol, Prefeito Jair Della Coletta e Prefeito Warley Colombini, recém-inaugurados e construídos por meio do Minha Casa, Minha Vida, além do Parque Tiradentes, Jardim Morumbi, Itamaraty, Parque Dom Pedro e outros.

Já no dia 5 de setembro, o Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita irá receber a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, o evento é aberto à população e acontece das 9h às 15h. O tema é “A mudança do Brasil começa por nós”.

 

Programação da Semana da Pátria 2015

 

Dia 1º – Terça-feira

8h – Abertura da Semana da Pátria, com apresentações de escolas e a tradicional Corrida da Fogo Simbólico

Local: Emef Profº João Poletti

 

Dia 2 – Quarta-feira

8h – Lançamento do atendimento avançado de assistência social no Centro de Atendimento ao Munícipe Guerino Bertolini, José Ometto

19h – Lançamento do projeto Estrelas do Futuro – ginástica rítmica

 

Dia 5 – Sábado

A partir das 9h – 2ª Conferência Municipal da Juventude

Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

 

Dia 6 – Domingo

8h30 – Corrida da Independência

Local: largada em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger

 

Dia 7 – Domingo

8h – Desfile cívico

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*