Faixa com o escrito “levante-se contra a homofobia, temer jamais” foi colocada na Praça Barão de Araras pelos jovens que lutam contra a homofobia. Além disso, o Obelisco também foi enfeitado com bexigas coloridas. Crédito da foto: Thiago Vieira
Faixa com o escrito “levante-se contra a homofobia, temer jamais” foi colocada na Praça Barão de Araras pelos jovens que lutam contra a homofobia. Além disso, o Obelisco também foi enfeitado com bexigas coloridas.
Crédito da foto: Thiago Vieira

Ativistas de Araras “enfeitaram” a Praça Barão com faixas e fitas coloridas na luta contra a homofobia. De acordo com uma das responsáveis pela ação, a estudante Lara Emídio, “no dia 17 de maio comemorou o dia da luta a homofobia. Essa intervenção na Praça Barão teve como objetivo chamar atenção da sociedade ararense para que a população parasse por algum momento para uma reflexão: nós existimos em Araras e também precisamos de voz”, explica a jovem. A homofobia é uma aversão, repugnância e preconceito que algumas pessoas apresentam contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. “A homofobia dentro da conjuntura atual ainda é gigantesca. É sabido das mortes, agressões verbais e físicas contra a classe LGBT (Lésbicas, gay, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). Um dos principais fatores que influenciam tamanha ignorância, infelizmente, é o fundamentalismo religioso. Araras possui um setor LGBT, tendo pouca voz ainda, mas ele existe e tem avançado”, salienta a estudante.

O trabalho contra a homofobia em Araras é realizado por meio de movimentos sociais e também fora deles. A estudante acredita que a reflexão deve ser feita dentro de casa, na escola, faculdade ou em qualquer lugar.

“Não existe um projeto pautado. O movimento é apartidário, não tendo influência direta dentro da política da cidade. O que foi feito até o momento na cidade foi à participação no ano passado (2015) na votação do plano municipal de educação com objetivo de implantar a educação de gêneros nas escolas municipais.” finaliza Lara Emídio.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*