Torneio ocorreu entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, em Kazan – Rússia, e reuniu mais de 2 mil competidores dos cinco continentes

O atleta Brandon Porfirio da Silva, da Escola Brasil Wushu Top Team de Leme/SP, garantiu o 11º lugar da categoria daoshu (facão do norte) na 14ª edição do Campeonato Mundial de Wushu. Organizado pela IWUF (International Wushu Federation), o torneio ocorreu entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, em Kazan – Rússia, e reuniu mais de 2 mil competidores dos cinco continentes.
Com a nota 9.42, o lemense garantiu a 11ª primeira colocação entre 35 atletas, deixando para trás adversários de países de alto nível como Rússia, Irã, Filipinas, Japão, Macau e Canadá. “Feliz com o resultado e também por ter a oportunidade de mostrar a minha melhor forma até o momento para o mundo, além de entender que sucesso sempre será uma escada. Estou crescendo dentro desse mundo e logo estarei aonde eu realmente quero e mereço estar. Agora é treinar para 2019”, comentou o atleta.
A medalha de ouro da categoria ficou com o chinês Zhi Feng Li, com a média 9.72. Além do daoshu, Brandon também competiu nas modalidades changquan (mãos do norte) – 26º lugar; gunshu (bastão do norte) – 23º lugar e duilian (luta combinada) – 6º lugar, categoria esta disputada juntamente com outros dois atletas da seleção brasileira.
Brasil conquista o bronze no Mundial
Após as disputas do Mundial na Rússia, a delegação brasileira volta para a casa com uma medalha de bronze conquistada pela atleta Edinea Prado Camargo pela categoria sanda (combate) feminino 52kg.
César Foguel