No lugar da premiação, os vencedores receberam apenas um certificado atestando suas posições nas disputas

Com o impasse, o secretário de Esporte, Douglas Marcucci, estuda a possibilidade de o município comprar medalhas para entregar aos atletas
Com o impasse, o secretário de Esporte, Douglas Marcucci, estuda a possibilidade de o município comprar medalhas para entregar aos atletas

Pouco mais de 30 dias se passaram após o término dos 61º Jogos Regionais, realizados entre os dias 11 e 21 de julho, em Americana/SP, e os atletas ararenses que conquistaram pódio na competição ainda aguardam pelas medalhas. Na edição deste ano, os vencedores receberam como premiação apenas um certificado atestando suas posições nas disputas.

O problema ocorreu em todas as oito cidades-sedes em que foram realizados os Jogos. Na ocasião, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) informou em nota que o atraso das medalhas ocorreu devido a problemas na licitação e que as mesmas seriam entregues o mais breve possível. Um mês se passou e os atletas ainda aguardam pela premiação.

“É uma decepção muito grande, pois nunca tinha ouvido falar que um evento tão importante como este não teria medalhas. Você prepara o atleta para as disputas desde o início do ano, na maioria das vezes com dificuldades e improvisos, e quando chega o grande dia da competição vem esta notícia triste. Já estamos indo para quase dois meses do término dos Jogos Regionais e nada de medalhas. Realmente o sentimento é de frustração”, comentou Júlio César Moreira, técnico do atleta Alexandre Pin – medalha de ouro, prata e bronze no atletismo ACD.

Ouro, prata e bronze no atletismo ACD, Alexandre Pin não recebeu as medalhas na cerimônia de premiação
Ouro, prata e bronze no atletismo ACD, Alexandre Pin não recebeu as medalhas na cerimônia de premiação

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras tem entrado em contato com a organização dos Jogos, mas as respostas não tem sido otimistas. “Já entramos em contato com a Delegacia Regional de Esportes e Lazer de Campinas e a resposta que recebemos é que as medalhas poderão ficar prontas antes dos Jogos Abertos do Interior, mas que nada está garantido”, explicou o secretário de Esportes, Douglas Marcucci. “Nossos atletas realmente estão chateados com esta situação e inclusive já cogitamos do próprio município comprar as medalhas e entrega-las a eles. Esta iniciativa inclusive já foi tomada em outras cidades como Limeira e Rio Claro. Mesmo que seja por uma boa causa, esta ação acaba gerando um custo desnecessário para o município, já que o problema teria que ser solucionado pela Secretaria do Estado”, concluiu o secretário.

Nos Jogos Regionais de Americana, a cidade de Araras obteve 44 medalhas, sendo 15 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze, conquistadas em 15 modalidades esportivas.

Outra versão

 

A reportagem do Opinião entrou em contato com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo para esclarecimentos sobre o problema. Por meio de uma nota, a Pasta emitiu sua versão no início da noite de ontem (30) esclarecendo: “A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (Selj) informa que a premiação referente à 61ª edição dos Jogos Regionais deverá ser entregue até o fim do mês de setembro, de acordo com o cronograma apresentado pela empresa vencedora da licitação pública para produção das medalhas e troféus. Cabe ressaltar que a empresa não cumpriu as cláusulas contratuais previstas no edital, ocasionando contratempos aos atletas. A Selj está tomando todas as medidas administrativas cabíveis para solucionar o problema”.

César Foguel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*