Em uma das autoescolas três alunos haviam inserido suas digitais para abertura da aula teórica, porém não estavam presentes

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) flagrou na noite da última quarta-feira (23) irregularidades em dois Centros de Formação de Condutores (CFC) em Araras. As autoescolas Avenida e Araras terão suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão no Detran-SP a um processo administrativo que pode resultar até em descredenciamento.

Durante fiscalização em aula prática de direção, a equipe do Detran-SP constatou que um veículo da Autoescola Avenida, que deveria estar sendo utilizado naquele momento em uma aula prática da categoria B (carro) encontrava-se estacionado em frente ao estabelecimento sem ninguém em seu interior.  Também na noite da última quarta-feira (23) a equipe encontrou outras irregularidades na Autoescola Araras, onde três alunos haviam inserido suas digitais para abertura da aula teórica, porém não estavam presentes. No local a equipe constatou ainda a presença de apenas um instrutor que ministrava aula de legislação de trânsito para duas turmas em uma única sala, pois a responsável por uma delas compareceu na autoescola somente no horário de encerramento da aula.

Ambos os casos foram registrados em boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia de Araras por inserção de dados falsos em sistema de informações, crime previsto no artigo 313-A do Código Penal, com pena de 2 a 12 anos de reclusão. Os envolvidos, tanto os responsáveis pelos CFCs como os candidatos à habilitação, responderão a inquérito policial.

Como garante a Constituição Federal, as empresas têm direito a apresentar defesa antes da conclusão do processo. “O processo de habilitação deve ser seguido à risca para que o futuro motorista esteja preparado para dirigir e entenda a sua responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro para todos”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*