
A Avenida Melvin Jones recebe intervenções viárias com a finalidade de garantir melhorias no trânsito nas proximidades do Cemitério Municipal. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.
A obra inclui o fechamento de quatro canteiros centrais no trecho compreendido entre o início da avenida, em frente ao Cemitério, e o cruzamento com a rua Benedito Pires, além da construção de uma rotatória no cruzamento com as ruas Firmo Lacerda de Vergueiro, Guaianazes e Sílvio Baggio, localizadas no Jardim Fátima.
A rotatória será do tipo “prato invertido”, ou seja, construída com uma proteção de concreto em seu entorno, o que irá possibilitar manobras de veículos de grande porte.

As intervenções também incluem uma novidade: a instalação inédita na cidade de lombofaixa. Serão instaladas duas, em frente à saída do velório, onde já existe uma faixa de pedestres. O ponto é considerado bem crítico e já foi alvo de acidentes e atropelamentos graves.
As lombofaixas consistem em uma travessia elevada de pedestres mais larga que os redutores de velocidade comuns. Elas são construídas nas vias públicas no mesmo nível da calçada, o que facilita a travessia dos pedestres, mesmo daqueles com deficiência ou com mobilidade reduzida. A lombofaixa pode ter de 4 a 7 metros e é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas – no caso dessas que serão instaladas na Melvin Jones, elas terão 4,5 metros.
A obra contará também com a instalação de postes de iluminação na rotatória e manutenção do passeio público em área que contorna o Cemitério, logo em frente à Melvin Jones.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, as intervenções viárias realizadas na via são fruto de estudos técnicos do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e do Núcleo Técnico do Plano de Mobilidade Urbana.
O Núcleo Técnico avaliou a necessidade de melhor organização do trânsito, principalmente para garantir mais segurança no entroncamento dos dois sentidos da Melvin Jones com as vias Firmo Lacerda de Vergueiro, Sílvio Baggio e Guaianazes.
Os serviços são realizados pela empresa Oliveira & Dias Construção e Saneamento, vencedora do processo licitatório. A obra conta com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 126.334,98 e tem previsão para ser finalizada em 60 dias. (com informações Secom).