
Os guardas municipais que compõem a Banda Azul Marinho iniciaram na manhã da última terça-feira, dia 28, o projeto Música em Ação, que acontece em escolas da cidade e visa aproximar a corporação da população, levando cultura e orientações sobre segurança aos alunos.
A primeira apresentação aconteceu na Escola Estadual Oscar Alves Janeiro, no Bosque de Versalles. Além da apresentação musical, os gm aproveitaram a oportunidade para falar com os jovens sobre os riscos que o uso de drogas pode trazer.
O nome do grupo foi inspirado na cor da farda que os gms usam durante os turnos de trabalho. Os ensaios começaram em janeiro deste ano e, desde então, o grupo já se apresentou em eventos da Câmara Municipal e da Prefeitura. No início do ano uma apresentação especial marcou o lançamento da banda no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.
“É um prazer podermos mostrar um pouco do nosso trabalho aos alunos, aproximando a guarda municipal dos jovens e alertando-os sobre aos perigos que as drogas podem trazer para a saúde”, comentou o gm Misael César de Oliveira, um dos idealizadores do projeto.
Músico profissional, ele já participou da banda do Exército Brasileiro e decidiu trazer esta experiência para a Guarda Municipal, após passar no concurso para integrar a corporação. A ideia foi levada ao secretário municipal de Segurança Pública, João Tranquillo Beraldo, que não só aprovou como estimulou a formação da banda.
Os alunos acharam a ideia interessante e aprovaram o projeto. “Nunca tinha visto isso. Foi muito legal, principalmente porque eles também nos alertam sobre a questão das drogas”, disse Ana Clara de Salles, aluna do 6º ano.
Ana Vitória Barbosa, também aluna do 6º ano, enfatizou a importância dessa aproximação. “É diferente ver os gms tocando em uma banda. Acho que isso é muito importante para que a população tenha uma visão diferente”, disse a jovem.
A Banda Azul Marinho é formada pelos gms Gabriella Curtolo (teclado), Misael César de Oliveira (clarinete), Adriel Reginaldo Clementino (trombone), Wilson Geraldo Donizeti Pereira (contrabaixo), Jefferson Rodolfo Moscardo (guitarra), Valdir Albertini (trompete) e Francisco André dos Santos (violão).
(Com informações da Secom)