Ônibus da Biblioteca Itinerante está estacionado em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio.

A Biblioteca Itinerante, projeto inaugurado na manhã de ontem, dia 7, na Praça Barão de Araras, ficará em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio até amanhã, dia 9, e depois segue para o bairro rural Morro Grande, iniciando, assim, um itinerário que cobrirá praticamente todas as regiões da cidade, até o dia 18 de dezembro. Com acervo em torno de 1,4 mil livros, comprados pela Secretaria Municipal de Educação, ou doados pelas fundações Educare e Itaú, o projeto funciona em um ônibus adaptado para receber crianças e adultos.

Ônibus da Biblioteca Itinerante está estacionado em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio.
Ônibus da Biblioteca Itinerante está estacionado em frente à Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio.

Junto com o acervo, o veículo leva também a contação de histórias, sob responsabilidade da professora Ana Regina Ernandez, coordenadora dos projetos de incentivo à leitura na Secretaria.

Indicado pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT – Partido dos Trabalhadores), a Biblioteca Itinerante conta também com apoio do TCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo), que cede motoristas para conduzir o veículo pelos itinerários que envolvem as escolas da rede municipal.

Cada escola do roteiro terá o ônibus em seu perímetro por determinado período. Nesta primeira fase, 24 unidades de ensino serão contempladas. Há uma programação no site www.araras.sp.gov.br para consulta e as escolas receberão faixas de divulgação antecipadamente, visando convidar os moradores do entorno, além dos próprios alunos, a aproveitarem mais esse recurso, que visa democratizar o acesso à leitura e aos livros.

 

Inauguração movimentou a praça

A presença do ônibus adaptado em plena Praça Barão chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local, que pararam para assistir ao lançamento do projeto.

Durante a cerimônia, o vereador Dê agradeceu todos os parceiros do projeto e ao prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT), por meio da Secretaria Municipal de Educação, por ter acolhido sua indicação feita na Câmara Municipal. “O senhor tem sempre investido muito na Educação. Esse é um projeto para colhermos frutos. Uma semente plantada. A Educação é assim, nós precisamos cuidar, pois cuidando bem, colhe-se os frutos em médio e longo prazo. Mas se a gente abandona a Educação, os efeitos negativos são sentidos imediatamente na sociedade”, apontou.

Prefeito Brambilla em seu discurso durante evento de lançamento do projeto.
Prefeito Brambilla em seu discurso durante evento de lançamento do projeto.

A secretária de Educação Elizabeth Cilindri disse que o ônibus dá mais força ao trabalho de incentivo à leitura feito na rede municipal. “O ônibus não deixa de ser algo diferente, interessante para as crianças, lúdico até. E isso fará também com que se sintam ainda mais motivadas a ler. Assim como atrairá também quem mora perto da escola onde ele estará estacionado”, previu ela.

A vereadora Magda Celidório (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), presidente da Câmara e que também participou do evento de inauguração, lembrou que hoje, com a tecnologia digital, muitas crianças não estão sendo apresentadas aos livros. “As crianças usam o computador, os tablets, smartphones, que são muito bons, mas não substituem a experiência de se folhear um livro e viajar com a história”, afirmou ela.

Já o vereador Breno Cortella (PT), outro que também prestigiou o evento, parabenizou o colega professor Dê e lembrou que ele vinha guardando livros até em seu gabinete na Câmara para contribuir com o projeto. “Então vemos que é um sonho que vinha sendo construído aos poucos e que teve essa sensibilidade da Prefeitura acolher e transformar em realidade”, declarou.

Vale ressaltar que a população também poderá doar livros para o acervo da Biblioteca Itinerante, mas eles passarão sempre pela triagem da coordenação do projeto.

Em seu discurso durante o lançamento do projeto, o prefeito Brambilla defendeu o aproveitamento de um ônibus que o TCA cedeu para viabilizar a iniciativa. “Isso nos deu a chance de não depender de grandes volumes de recurso. O ônibus já existia, foi todo recuperado, adaptado. Com isso, fizemos um investimento que se destaca pela criatividade, capricho e carinho. São projetos simples como este, mas feito com tanto amor, que de fato mudam a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito reiterou o valor da leitura como impulsionador da formação de crianças, jovens e adultos. “Quem lê vai mais longe. Lê-se pouco ainda no Brasil. E para muitas famílias o acesso aos livros é difícil. Então, essa Biblioteca Itinerante vem para facilitar esse acesso e facilitar o saber”, disse ele. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*