Dez estados brasileiros já fizeram atualização de 90% do eleitorado com biometria

Tocantins, Goiás, Sergipe, Paraíba, Amapá, Alagoas, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, estão nesta lista. No País todo, 53% da população já pode ser identificada pelas digitais no momento do voto.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, foram deixados por último por serem mais populosos. Já com os eleitores do exterior, o trabalho de recadastramento biométrico está apenas começando.

Neste ano, o recadastramento biométrico precisa ser interrompido no dia 9 de maio, para que o Tribunal Superior Eleitoral contabilize todos os eleitores aptos a escolher o próximo presidente do Brasil em outubro.

Só aí será possível descobrir a quantidade de pessoas que tiveram os títulos cancelados em razão da falta de recadastramento. O método elimina títulos em duplicidade e a possibilidade de uma pessoa votar utilizando o documento de quem já morreu, por exemplo.

A previsão do TSE é de que 100% do eleitorado do País esteja cadastrado com a biometria em 2022, ano de novas eleições presidenciais.

Mais Notícias

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*