As principais lojas realizam hoje, dia 27, o “Black Friday”, que objetiva a venda de produtos com descontos maiores que os praticados normalmente. Diante disso, o Procon alerta os consumidores sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes de comprar os produtos.

Tem empresas que estão anunciando até 80% de descontos nas mercadorias, o que muitas vezes não é real, tendo em vista que aumentaram os preços nas véspera para “debater” o valor das ofertas.

Segundo o órgão, para evitar problemas o consumidor que não quer ser enganado com falsas ofertas deve evitar compras por impulso. “Avalie bem a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar. Não caia na tentação de ser atraído por descontos que podem não ser tão vantajosos assim”.

Além disso, é necessária a pesquisa e a internet oferece diversas ferramentas para isso, como preços e a evolução dos valores em períodos anteriores. Também é importante a impressão e arquivamento de todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido, desde comprovante de pagamento, contrato e até anúncios.

O Procon divulgou que antes de comprar é importante checar a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais. Existe uma lista de sites não recomendados para evitar armadilhas, pois já são 492 sites: Acesse

– http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

O diretor do Procon de Araras, Kléber Luzetti, ressaltou ainda a importância de comprar em sites confiáveis. “Desconfie daqueles que a única forma de pagamento é boleto bancário, o único meio de contato é telefone celular, dessa forma minimizara os riscos, e outra dica é consultar a empresa no site “Reclame Aqui” para ver a reputação da empresa, lembrando que ninguém faz milagre, duvide quando a vantagem é demais”, completa.

Em caso de denúncias ou dúvidas, os ararenses podem procurar os postos de atendimento do Procon, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas, no CAM “Antonio Casadei” (Jardim Belvedere) e no CAM “Guerino Bertolini” (José Ometto).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*