Evento aconteceu em Turim, na Itália, para onde Brambilla foi a convite do Sebrae

O prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadores) retornou esta semana da Itália, onde passou alguns dias e participou, entre 13 e 16 de outubro, do 3º World Forum of Local Economic Development – 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Turim.

Brambilla participou do evento como um dos palestrantes, a convite do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), em virtude de ter sido agraciado em 2015 pela instituição com o prêmio de Prefeito Empreendedor. O prêmio do Sebrae, por sua vez, foi resultado da implementação em Araras da Lei Municipal 11/2011 que é a Lei Geral do Município de Araras para  Micro e Pequenas Empresas.

O Chefe do Executivo de Araras voltou da viagem e do evento com um novo propósito, que deverá ser detalhado nas próximas semanas: a criação de uma escola municipal de empreendedorismo. “Será uma extensão e um avanço dos serviços que nós já disponibilizamos hoje na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda. Vamos dar ao empreendedor não só a assessoria para abrir e legalizar o pequeno negócio, o caminho para financiamentos e até para recrutamentos, eventualmente, de mão-de-obra. Vamos providenciar orientação teórica e prática para que ele conheça o mercado onde vai atuar, a concorrência, as boas práticas que podem levá-lo a ter mais chances de sucesso em seus negócios”, descreve o prefeito. “Isso é uma conclusão que tiramos do Fórum: as prefeituras não podem mais ficar naquela premissa de ‘não atrapalhar’ o surgimento de novos empreendimentos. As prefeituras têm que sair dessa postura e assumir uma atuação ativa, agressiva até, para ajudar esses pequenos empreendedores”, diz ele.

O prefeito ao lado de outros palestrantes do 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local
O prefeito ao lado de outros palestrantes do 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

Com mais de 50 países participantes, o Fórum discutiu problemas e soluções de desenvolvimento com a oportunidade para exploração de experiências e práticas como forma para implementação da nova agenda de desenvolvimento a nível local.

Em sua palestra proferida no dia 16, com o tema Governança para a Viabilidade e Sustentabilidade das Políticas Pública de Desenvolvimento Econômico, Brambilla levou a experiência de Araras com a implementação da lei.

Ele falou, por exemplo, do maior reflexo da efetividade da lei em Araras, que foi o grande aumento do número de pequenos negócios e empreendedores individuais formalizados nos primeiros três anos de vigência da nova legislação.

Evento aconteceu em Turim, na Itália, para onde Brambilla foi a convite do Sebrae
Evento aconteceu em Turim, na Itália, para onde Brambilla foi a convite do Sebrae

Segundo dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento local junto ao portal “empresômetro” da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços de Turismo), Araras estava no primeiro semestre deste ano com 10.643 empresas ativas e 2.908 microempreendedores individuais. Em 2011, eram 6.934 empresas ativas sendo 567  microempreendedores individuais.

O prefeito apresentou também iniciativas da Prefeitura em prol da qualificação profissional, parcerias com o Sebrae através do PAE (Posto de Atendimento Ao Empreendedor) que funciona na Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), com o Governo do Estado, para viabilização e expansão do Banco do Povo Paulista – hoje com unidades no Centro (na Secretaria de Desenvolvimento) e na região leste, assim como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), também com unidade na zona leste de Araras.

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial Francisco Carlos Cosmo – Incubadora de Empresas), implantado há uma década pela Prefeitura, também foi citado como exemplo de apoio municipal a novos negócios.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*