Crédito da foto: GG
Crédito da foto: GG

O candidato a prefeito de Araras, Breno Cortella (PDT) foi o quarto participante na série de entrevistas dos candidatos à Prefeitura de Araras, que acontecem durante esse período eleitoral no Programa Opinião do Meio Dia, transmitido ao vivo pela Rede Opinião de TV, às 12 horas.

A série teve início no dia 26 de agosto, com Pedrinho Eliseu (PSDB), que teve a oportunidade de em 30 minutos de entrevista ao apresentador Fritz Harter, falar sobre seu plano de governo. Na sequência o entrevistado foi Eduardo Severino (PTN). O terceiro foi Bonezinho (PTB) na semana passada. Agora é a vez de você leitor, conferir as propostas de governo de Breno Cortella (PDT) para a cidade de Araras. O ciclo de entrevistas termina no dia 23 de setembro. Na edição de hoje você confere os 10 primeiros minutos da entrevista com Breno Cortella, na edição de terça-feira, dia 20, mais 10 minutos e para finalizar, na quarta-feira, dia 21, os 10 minutos finais de entrevista. Válido ressaltar que a ordem dos candidatos foi definida em sorteio com a presença de todos nas dependências da Rede Opinião de Tv e Jornal.

 

FRITZ: O momento político não é favorável a políticos. Mas, você, certamente, apesar disso seria eleito para mais um mandato a vereador. Por que você se candidatou a prefeito?

 

BRENO: Agradeço a gentileza, pois de fato veio crescendo a minha votação para vereador. Exerci três mandatos, fui com muita satisfação presidente da nossa Câmara Municipal e ali pude realizar muitas coisas. E também me desanimo com a política Fritz, o senhor tem razão em dizer que a política hoje desanima muito a gente, causa desesperança, tristeza, eu também me desanimei, mudei de partido (do PT para o PDT), fiz a opção por continuar na política por entender que é a importância da transformação. O que me anima, é poder pensar a nossa cidade de Araras que nós tanto amamos, e que a eleição deste ano, ela não é uma eleição para Brasília/DF, para o governo do Estado, para deputados, é uma eleição municipal. As pessoas estão muito próximas, estamos andando pelas ruas, conversando com a população, então é uma eleição que vai influenciar no dia-a-dia da nossa cidade, isso me anima. Por que ser prefeito da nossa cidade? Sinto que nós temos um dever de ajudar nosso município e é isso que tenho feito, não por poder, não por vaidade, já fui vereador, fui presidente da Câmara, o que me move a ser prefeito de nossa cidade é de poder ajudar nosso município, as pessoas, ver que nossa cidade já é uma cidade boa, uma cidade com qualidade de vida e que ela não pode parar, não pode cair num risco de retroceder. Isso me anima muito, poder dar sequência numa gestão muito exitosa, que é a gestão do prefeito Brambilla (PT), que me apoia e me apoia não com apoio acomodado, isso não significa achar que a cidade está pronta e não precisa de mais nada, mas é um apoio que incentiva que a cidade pode avançar ainda mais, essas são as razões que me movem.

 

FRITZ: Já que você é candidato a prefeito, quem é e como é o Breno Cortella? Conte um pouco de você para nossos eleitores.

 

BRENO: Sou ainda jovem, comecei bastante jovem a me interessar pelas questões relativas ao interesse público, a vida pública, a coletividade. Iniciei minha trajetória num movimento estudantil, as pessoas se lembram também da câmara jovem, de criação, de muito entusiasmo do falecido senhor Pedro Pessotto Filho, que foi aqui colaborador do Opinião Jornal e da Rede Opinião de Tv, e que assim me desenvolvi a partir da cidade, das discussões que fiz a cidade, eu era um jovem bem tímido, hoje sou um advogado, tenho atuação profissional, uma família, minha esposa Bruna e tenho me dedicado a vida da cidade, então sou um jovem que me preparei para assumir este cargo público de alta relevância e tenho justamente nessa campanha eleitoral, discutido os temas que interessa a nosso município.

 

FRITZ: Por falar em temas que interessam ao nosso município, sei que você debateu seus projetos de governo em várias reuniões com a população. Cada vez abordando um tema para discussão para elaborar seu projeto de governo. Na área de educação, você tem falado muito em creche noturna, além disso, o que mais você tem em mente resumidamente para área de educação em Araras?

 

BRENO: Eu mesmo debati esses temas com o partido, com o PDT, e aliados, a versão completa do nosso plano de governo está em meu site (brenocortella.com.br). É ainda uma proposta que estamos pedindo também avaliação das pessoas, contribuições e algumas pessoas têm nos enviado algumas mensagens. Sobre a educação, tenho a honra de ter meu tio professor Mario Sergio Cortella e ele tem me mostrado muito a discutir a educação da nossa cidade e discutir aquilo que podemos avançar. E avaliando o município de Araras, nós vemos algumas questões importantes.  A cidade ganhou novas escolas, creches, quadras cobertas. Agora é necessário dar continuidade as ações de valorização dos professores. Foi criado, inclusive, o índice de Valorização dos Profissionais da Educação, implementar o Estatuto do Magistério e até, tenho o compromisso de rever pontos deste Estatuto , pois ele é recente, é importante fazer uma reavaliação na próxima gestão. O senhor, Fritz, mencionou corretamente a creche noturna e também temos a proposta da ampliação da educação integral, esta que vai atender todas as escolas que já tem uma boa parte do nosso município, mas é a educação que a criança não fique um período na escola, mas sim dois períodos com atividades esportivas, culturais. Mas, falando sobre a creche noturna, que é sua pergunta, ela permite que tenha este atendimento noturno, as pessoas precisam ficar inclusive, os profissionais da educação, muito tranquilos, pois será um processo a ser implantado com muito diálogo, avaliando a demanda, com objetivo de garantir uma nova possibilidade em que pais e mães que trabalham tenham esse cuidado, um outro tipo de cuidado com muita verificação em parceria com assistência social, mas, principalmente que nós possamos com a creche noturna ampliar as possibilidades e a escolarização. Muita gente deixa de estudar, porque precisa trabalhar de dia e cuidar dos filhos a noite, então isso permite que possa ter concluído o ensino fundamental, ensino médio, fazer um curso, uma faculdade. A creche noturna é uma inovação de vários países de primeiro mundo e algumas cidades brasileiras já têm essa inovação.  Então como nós resolvemos a questão da creche diurna nos últimos anos, isso nos permite seguir adiante, dar um passo seguinte, que é a implantação dessa creche noturna, que considero que será um avanço de escolarização da cidade. Muita gente vai achar que é um benefício só para ‘aquela família’, e não é isto, é um benefício para toda cidade, pois assim vamos permitir a escolarização. Então o empregador, alguém que vai contratar alguém, o empresário que vai contratar para sua empresa, ou a pessoa que vai contratar alguém para sua casa, vai ter a possibilidade de ter uma pessoa mais escolarizada, isso é um ganho para toda a cidade ,que tem ampliado sua escolarização e pode ampliar ainda mais com a creche noturna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*