Em reunião com a secretária municipal da Fazenda, Marizeth Baghin Morandim o vereador Breno Zanoni Cortella (PT – Partido dos Trabalhadores) tratou sobre o processo de requerimento de isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para aposentados na última terça-feira, dia 16.

O petista acredita que deveriam ser adotadas medidas que não obrigassem os aposentados a irem pessoalmente todos os anos requerer a isenção na Prefeitura. As alternativas seriam a criação de banco de dados cadastrais e também o intercâmbio de informações com o INSS e a Receita Federal.

Entre os próximos dias 22 de fevereiro e 22 de março os beneficiários cadastrados deverão comparecer na data agendada para apresentação de documento para renovação do benefício. O Código Tributário Municipal concede a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano aos aposentados proprietários e residentes de um único imóvel, com renda de até dois salários mínimos.

Na ocasião também apresentou para a secretária da Fazenda que a Prefeitura exige na renovação os seguintes documentos: DCB (Demonstrativo de Crédito de Benefício), cópias do RG e CPF e documentação do imóvel contendo a cópia da escritura ou contrato de compra e venda.

A intenção do parlamentar é facilitar a renovação, sendo que os documentos iniciais seriam apresentados na solicitação inicial da isenção. A secretária da Fazenda informou que é possível firmar convênio com os órgãos federais para obter esses dados.

Uma das preocupações da reunião foram as possíveis alterações que pudessem ser necessárias na lei municipal instituidora do Código Tributário Municipal. O vereador e a secretária irão realizar um estudo sobre essa necessidade e uma proposta de modificação, se for o caso.

Segundo a secretária Marizeth, o maior número de pedidos de isenções vem dos aposentados, com 2.270 casos. Existem outras isenções para distritos industriais, único imóvel de até 70 m² até o ano 2000, famílias com filho adotivo, entidades filantrópicas, religiosas e sindicatos.

Breno agradeceu a disposição da secretária em buscar a melhoria no atendimento à população. A formulação de alterações seria pensada agora para implantação no próximo ano.

(MGC com informações da Assessoria do vereador)

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*