O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras continua realizando um trabalho educativo de conscientização do uso adequado da água junto à comunidade.
Denominada de Brigada Jovem cerca de 10 adolescentes durante três dias da semana desenvolvem ações no município, às quintas e sextas-feiras nos bairros e aos sábados nas principais ruas do Centro e da Praça Barão de Araras.
Uniformizados com a camisa da campanha “Água, Use não Abuse. Nosso grande desafio”, lançada pelo Saema e pela Prefeitura no mês de março os brigadistas distribuem folhetos com o tema Nós Temos um Desafio.

Nele, constam dicas importantes para economia e reuso de água, além de informações sobre a meta estabelecida para redução do consumo diário de água no município que tem como objetivo chegar à média diária de 25 milhões de litros – atualmente o município vem consumindo cerca de 39 milhões de litros por dia.
Outras campanhas estão em andamento, como por exemplo, o Economizômetro. Na forma de placar digital, emoldurado pela logomarca e mensagem da campanha o painel foi instalado ao lado da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, e mostra, todos os dias, o volume de água tratada pelo Saema para abastecer a cidade, a economia, ou o déficit em relação à meta.
Algumas ações já foram aplicadas, em uma delas alunos da rede municipal de ensino e integrantes dos grupos da Terceira Idade participaram da Caminhada pela Economia de Água e Abraço Simbólico ao Lago Municipal, além de um ciclo de palestras.
Durante a 1ª Feira do Estudante – Araras, Cidade Educadora, promovida pela primeira vez pela Prefeitura de Araras e a secretaria de Educação, a campanha também foi desenvolvida onde os estudantes, ocasião em que respondiam um formulário com perguntas relacionadas a consumo, uso e curiosidades sobre o tratamento e distribuição da água.
é mais uma ação do Plano de Metas de enfrentamento da crise hídrica estabelecido no início do ano pela autarquia. (Com informações Saema).