
O cadastro e atualização do passe escolar começam a ser realizados a partir do dia 4 de janeiro de 2016, diretamente no setor de Cadastro de Cartão e Transporte Escolar, que funciona no Centro de

Atendimento ao Munícipe Antônio Casadei, na Avenida Zurita, 681, Jardim Belvedere. O horário de atendimento é das 8 às 16 horas.
No ato do cadastro, os estudantes ou responsáveis devem levar os seguintes documentos: 1) declaração da unidade escolar referente à matrícula para o ano de 2016, constando nome do aluno, série, período, data de nascimento e números do RA e RG; 2) relatório da Prodesp informando que o aluno foi inserido no transporte escolar; 3) cópia do comprovante de residência, como recibos das contas de luz, água ou telefone com data de emissão em dezembro de 2015 ou janeiro de 2016; 4) cópia do RG do aluno (frente e verso). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis para realizar o cadastro.
Para alunos da rede estadual de ensino, menores de 12 anos de idade, é necessário levar, além dos documentos citados acima, a autorização para utilizar o transporte escolar urbano. O documento deve ser solicitado nas próprias unidades estaduais.
Retirada do cartão
O passe escolar é entregue pelo TCA (Serviço de Transportes Coletivos de Araras). No ato do cadastro, os alunos recebem uma autorização para tirarem foto. Cinco dias depois, eles devem retirar o cartão no guichê do Terminal Urbano, na Avenida Zurita, munidos do RG original.
A Prefeitura entrega aproximadamente 6 mil cartões de passe escolar por ano – 5 mil urbanos e mais 1 mil rurais. (Com informações da Secom)