De cada 10 consumidores, quatro já aderiram ao Cadastro Positivo, um histórico de informações financeiras da Serasa Experian

A lista tem 6 milhões de cadastros. Com acesso ao serviço de dados positivos, é possível conseguir empréstimos com juros menores.

Com sistema de pontos, o cadastro mostra as operações com notas de ZERO para devedores até MIL para quem paga todas as contas em dia.

Segundo informações da Folha de São Paulo a partir do estudo da Serasa, a avaliação do histórico de compras melhorou a pontuação de 40% dos consumidores.

Isso porque a lista mostra, por exemplo, quando a pessoa atrasou pagamentos de uma compra parcelada, mas fez diversas outras que pagou em dia.

Conhecer melhor o comportamento do consumidor pode refletir na política de juros do país, avalia o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Para ele, empresas e bancos poderão diminuir as taxas de juros com mais garantia de pagamento das dívidas pelos consumidores.

Até o Banco Central estuda a possibilidade de reduzir os spreads bancários – que é a diferença entre a taxa de juro de captação e empréstimos, somada ao custo administrativo e o índice de inadimplência.

Mais Notícias

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*