Ação segue até o dia 15 de março e é realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia amanhã, dia 2, a Campanha de Prevenção à Tuberculose. A ação segue até o dia 15 de março e será realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica. O objetivo é a descoberta precoce de possíveis novos casos da doença no município.

Durante este período, todas as pessoas que comparecerem às unidades de saúde podemrealizar exames para diagnosticar a doença, que tem como principal sintoma tosse, com ou sem expectoração, por mais de duas ou três semanas ininterruptas.

A intensificação de busca ativa de casos de tuberculose em Araras faz parte das atividades do Ministério da Saúde sobre o Dia Mundial de Luta contra a doença, que acontece em 24 de março.


 

Tuberculose

Doençaé infecciosa e contagiosa provocada pelo bacilo de Koch, que atinge principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo também, como ossos, rins e meninges. A tuberculose é transmitida principalmente por via aérea. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do paciente contaminado.

O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo SUS (Sistema de Saúde), por meio de unidades de saúde. Em recém-nascidos, a prevenção da doença é realizada vacina BCG, logo após o nascimento.

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.


 

Sintomas da Tuberculose

– Tosse persistente – com ou sem catarro

– Febre baixa, no fim da tarde ou à noite

– Suor noturno

– Falta de apetite e perda de peso

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*