Campanha de prevenção do câncer bucal acontece nas unidades da rede municipal de saúde

A campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal realizada pela Secretaria Municipal de Saúde acontece de 4 a 22 de maio, junto à Campanha de Vacinação Contra a Gripe, nas unidades de PSFs, UBSs, Centro de Saúde da Mulher e Centro Odontológico.

Durante a atividade, organizada pela Coordenadoria Odontológica, os cirurgiões dentistas da rede vão realizar exame bucal e orientar sobre os riscos, causas e formas de prevenção à doença. O câncer bucal é uma doença que, quando detectada precocemente, tem alto índice de cura.

O autoexame é importante para identificar possíveis alterações na boca. Além disso, a recomendação é que sejam realizadas consultas regulares ao dentista para o exame clínico.

Outros cuidados também auxiliam na prevenção ao câncer bucal, como não fumar, não consumir bebidas alcóolicas em excesso, evitar exposição solar exagerada (utilizar filtro solar, boné, chapéu), eliminar fatores traumáticos (próteses mal adaptadas, dentes quebrados), evitar ingestão de bebidas extremamente quentes e alimentar-se de forma saudável.

“O câncer é um tumor maligno, que pode ocorrer nos lábios, gengiva, bochechas, língua, assoalho ou céu da boca. E muitos hábitos da população colaboram para o surgimento dessa doença, como o fumo aliado à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a má higienização da boca e o uso de próteses dentárias mal ajustadas também são fatores de risco, além da exposição ao sol sem proteção, no caso do câncer de lábio”, comentou Elaine Angelini Moraes, coordenadora odontológica da Secretaria de Saúde.

 Sintomas

Os sintomas mais comuns são feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Ferida na boca que não desaparece em aproximadamente 20 dias deve ser avaliada pelo cirurgião dentista.

Em caso de dúvida, a população deve ligar para 3541-7211. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*