Mais de 21,3 mil pessoas já foram vacinadas em Araras

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que terminaria na última quarta-feira, dia 3, foi prorrogada até sexta-feira, dia 12, no Estado de São Paulo.

Em Araras, a imunização já ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Araras já atingiu 83,94% do público-alvo.

Mais de 21,3 mil pessoas já foram vacinadas em Araras
Mais de 21,3 mil pessoas já foram vacinadas em Araras

Apesar da cidade ter superado a meta, as vacinas continuam disponíveis, das 8h às 16h, na sala de vacinação do Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha (Belvedere), do PSF Madre Carla Rabolim (Jardim Alvorada), do PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), do PAM Antonio Carlos Fabricio (José Ometto 2) e do PAM Osvaldo Devitte (Narciso Gomes).

A vacinação é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais da saúde, além de doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“É muito importante que as pessoas não percam esta oportunidade de tomar a vacina antes da chegada do inverno, prevenindo-se contra as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia, por exemplo”, alerta a farmacêutica responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica Margareth Pagotti.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, conhecido como agente da gripe suína, e os tipos de vírus influenza A e B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito.

Das 25.541 pessoas a serem vacinadas, já foram imunizadas em Araras, de acordo com a Saúde, 21.399 pessoas – entre elas, 13.187 idosos; 5.443 crianças de seis meses a cinco anos; 619 gestantes; 174 puérperas e 1976 profissionais de saúde. Os doentes crônicos, que somam mais de 10 mil pessoas, não entram nesta meta estabelecida pelo Ministério.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*