vacina

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até hoje, dia 20, nas salas de vacinação da rede municipal de Araras, porém, de acordo com Margarete Pagotti, responsável pelo setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Araras, foram recebidas 28 mil doses, mas o público alvo total é de 31 mil pessoas, ou seja, ainda serão recebidas mais vacinas, o que pode prorrogar a campanha.

A vacinação é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), profissionais de saúde, além de doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde, Araras já atingiu a meta estabelecida pelo Ministério, que era de 80% do público-alvo. Ao todo, já foram imunizadas 20.772 das 25.779 pessoas previstas na cidade – o equivalente a 80,58%.

Ainda segundo o levantamento, a vacinação imunizou 4.976 crianças de 6 meses a 5 anos foram imunizadas (75,28% do total), 12.039 idosos (79,51%), 2747 trabalhadores da saúde (104,97%), 803 gestantes (65,82%) e 209 puérperas (103,98%). De acordo com Margarete, é importante que as gestantes se conscientizem em relação a importância da vacinação. “Quando que se ela toma durante a gestação, a proteção vai para o bebê”, comentou.

As equipes da Secretaria da Saúde iniciaram na última semana a vacinação das crianças de 6 meses a 5 anos, matriculadas nas creches e parques infantis da rede municipal de ensino. Os pais devem ficar atentos ao cronograma elaborado pela Secretaria e mandar também a carteirinha de vacinação dos filhos. As doses contra a gripe serão aplicadas mesmo que a carteirinha não esteja totalmente atualizada.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, H3N2 e o tipo B. A Secretaria da Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada o quanto antes, já que demora 15 dias para fazer efeito.

(Marcela Lima)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*