Dia D de vacinação contra a poliomielite aconteceu em 15 de agosto e imunizou 3,6 mil crianças

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil termina amanhã, dia 28. A imunização acontece nas salas de vacina, localizadas em cinco unidades da rede municipal de saúde: PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto II), PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), PSF Madre Clara Rabolin (Jd. Alvorada) e CS2 João Geraldo (Jd. Belvedere) – cada um tem horário próprio de atendimento.

Em Araras, o público-alvo estimado da campanha é de 6.430 crianças que têm entre seis meses e quatro anos, 11 meses e de 29 dias de idade. Segundo balanço da Secretaria de Saúde, foram vacinadas 5.014 crianças – o equivalente a 77,98% do total previsto. O Dia D de vacinação contra a poliomielite aconteceu em 15 de agosto e imunizou 3,6 mil crianças, o equivalente a 56,7% do público-alvo em Araras.

Dia D de vacinação contra a poliomielite aconteceu em 15 de agosto e imunizou 3,6 mil crianças
Dia D de vacinação contra a poliomielite aconteceu em 15 de agosto e imunizou 3,6 mil crianças

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro, atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

A vacina contra a pólio é destinada a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, ou que já tenham tomado outras doses anteriormente. Não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção por meio da vacina.

A poliomielite é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso, podendo causar paralisia e deformações no corpo.

Os bebês devem receber a vacina contra a pólio aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

 

Multivacinação
Paralelamente à campanha contra a paralisia infantil, as salas de vacina também estão realizando a Multivacinação, que visa atualizar a caderneta das crianças menores de cinco anos. É indispensável que os pais e responsáveis apresentem o documento de vacinação dos filhos, que comprova quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser tomadas.

Mais informações sobre a Campanha contra a Pólio e o sarampo podem ser obtidas no telefone 3543-1522.

 

Confira os locais disponíveis e horários para vacinação até o dia 28

  • PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes) 7h30 às 14h
  • PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2) 7h30 às 15h30
  • PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) 7h30 às 15h30
  • PSF Madre Clara Rabolin (Jd. Alvorada) 7h30 às 15h30
  • CS2 João Geraldo (Jd. Belvedere) 7h30 às 15h30
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*