O Ministério da Saúde lançou uma campanha para incentivar a doação de sangue no país

O mote da iniciativa é ‘Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você’. De acordo com o Ministério, 1,6% da população brasileira doa sangue – essa porcentagem equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes.

E são os jovens os que mais doam. 42% dos doadores de sangue no Brasil têm entre 18 e 29 anos de idade.

Outro dado do Ministério é que, todos os anos, em média, 3 milhões e 300 mil pessoas doam sangue e cerca de dois milhões e 800 mil realizam transfusão sanguínea, ou seja, recebem o sangue doado.

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com certos tipos de doenças crônicas, além de muitos tipos de câncer, que, frequentemente, precisam de transfusão.

Como o sangue doado é processado e seus componentes podem ser divididos, apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Lembrando que a doar sangue é um ato 100% voluntário.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 precisam de autorização e os maiores de 60 só podem doar se já tiverem doado alguma vez antes dos 60 anos.

Além disso, o doador de sangue precisa ter mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Mais Notícia

COMPARTILHAR